Parceria leva jovens varzealegrenses ao caminho da cidadania ao terem acesso ao Título de Eleitor

132

 Os caminhos para o exercício pleno da cidadania recebem incentivo em Várzea Alegre a partir da parceria estabelecida entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação com mobilização do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

É com essa parceria que jovens de 16 anos e que votarão pela primeira vez nas eleições de 2018, são orientados sobre seus direitos, deveres, sobre o voto consciente e sobre a importância do Título de Eleitor e a forma de ter acesso ao documento.

Com essa meta, a mobilização passa pelas escolas, pelos jovens atendidos pela Assistência Social e se espalha para todos os jovens varzealegrenses com divulgação nos meios de comunicação.

Os jovens que completarem 16 anos até 07 de outubro, quando acontecem as eleições deste ano, podem tirar o Título de Eleitor e devem procurar o Cartório Eleitoral de Várzea Alegre, ou seja, a 62ª Zona Eleitoral, na Rua Iraci Bezerra, 92, no bairro Vazante, que funciona de segunda a sexta-feira, 08h às 14h.

Para obter o Título de Eleitor, os jovens devem apresentar os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência.

De acordo com Roberto Wagner Lima, o Cartório Eleitoral recebeu bem a proposta e está atendendo aos jovens em condições especiais de atenção, agilizando o acesso deles ao documento.

Roberto Wagner falou que com essa mobilização a expectativa é atender 500 jovens de Várzea Alegre com o Título de Eleitor.

A mobilizadora do NUCA, a psicóloga Lissandra Lima, defende que é a inserção do jovem no contexto social passa pelo exercício pleno de sua cidadania com direitos e deveres, daí a importância do acesso ao documento que lhes permite o exercício da democracia eleitoral, com acesso ao documento que lhes permite participar dos processos eleitorais do país.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação