Pacientes com catarata começam a ser operados em mutirão da Prefeitura de Caucaia

76

Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (5/11) a campanha Olho Saudável em Caucaia. Nela, 560 pacientes com catarata serão submetidos a cirurgias e, assim, ficarão livres da maior causa de cegueira no mundo.

O mutirão é fruto de parceria do Município com o Governo Federal, de onde são provenientes os recursos para a realização dos procedimentos. O investimento total é de R$ 743 mil para dez cidades e as operações serão todas feitas entre os meses de novembro e dezembro.

Quase metade dos pacientes já está com cirurgia marcada. Eles compõem a fila de espera. Os demais estão sento localizados nas visitas domiciliares das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Exames e consultas especializadas são obrigatórias antes de a operação ser prescrita.

Por isso, todo e qualquer paciente passa primeiro por avaliações em clínicas parceiras da SMS, onde, comprovando-se a necessidade da intervenção, o procedimento também já é agendado.

A verba foi liberada para a realização de 962 cirurgias nos dez municípios da Segunda Região de Saúde do Ceará. Caucaia concentra, portanto, o maior número de beneficiados pelo mutirão (58%).

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom