O Açude Trussu atinge volume crítico e vazão é reduzida para 200L/s.

1079

“Trussu entra no volume morto: O volume morto é uma reserva estratégica, é a gota d´água da salvação.”

O Açude Trussu, na localidade de Suassurana, zona rural do município de Iguatu, atualmente acumula 23% de sua capacidade, que é de 70 milhões de metros cúbicos.

Reunião

trussu comite 2O coordenador técnico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Mardônio Mapurunga e o Gerente Regional Raimundo Lauro, na manhã desta quinta feira (29) no Centro Pastoral Santo Antonio em Iguatu, apresentaram dados preocupante nas onde tecnicamente o Trussu está operando no volume morto. A reunião contou com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil de Iguatu e região e dos usuários de água. Representando o município de Quixelô, 0 secretário de infraestrutura, Aildo Oliveira e  Silvio Cesar de Almeida, diretor do SAAE daquele município. Contou também com a presença do agrônomo Paulo Maciel, diretor do Instituto Rio Jaguaribe.

Durante a apresentação aconteceram vários embates entre a companhia e as entidades participantes, exemplo foi com o representante da Cidadania em Ação, Neto Braga “Estamos entrando para o 5 º ano de seca, e vejo apenas a preocupação pelo valor e não pela vida pois água é vida” disse Braga.

De acordo com o professor Luciano, “O ideal é que a vazão seja reduzida para 200l/s, e o uso seja de forma inteligente e se fazer o racionamento, estamos vivendo a maior crise hídrica da historia, não temos água em abundância e nem oferta de água” explicou.

trussu vereadorPara o vice-presidente da Câmara Municipal de Iguatu-CMI, vereador Rômulo Fernandes (PT) “Existe um conjunto de fatores que colaboram para essa crise hídrica e não podemos atribuir apenas à falta de chuva. O que falta é a consciência da população com relação ao uso da água” explicou o parlamentar.

Votação

Após os acirrados debates, os membros do comitê, compostos por vinte pessoas de vários segmentos de reuniram para decidir as três propostas apresentadas pelos técnicos sendo uma para a vazão de 200L/s a segunda de 500L/s e a terceira de 700L/s, com 11 votos favoráveis a primeira opção de 200L/s, que foi a mais votada e com 9 votos a segunda opção de 500L/s que teve 9 votos.

Volume morto

trussu materiaVolume morto trata-se de um risco inédito, o volume morto só deve ser usado em última instância, e essa situação de apenas 23% de sua capacidade, que é de 70 milhões de metros cúbicos chegou à gota d´água. Há alternativas ao uso do volume morto, como programas de combate ao desperdício, que também não foram debatidos nem pelo governo estadual, nem pelos governos municipais. A agua do volume morto de manancial não tem a mesma qualidade de água de superfície.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro