Naumi Amorim discute demandas turísticas de municípios do Litoral Oeste

206

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PMB) participou nesta quinta-feira (21/3) da sexta edição do Fórum de Turismo do Litoral Oeste. O encontro de gestores dos municípios de Caucaia, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Trairi aconteceu no Parque Botânico, celebrou um ano de atividades do colegiado e foi marcado pelo debate sobre as principais demandas da região.

Na opinião de Naumi, a união das seis cidades representa desenvolvimento para o turismo local de forma plena, ordenada e íntegra. “Não unilateralmente, mas na coletividade, seja na divulgação ou na busca de recursos, os municípios se fortalecem e conseguem mais investimentos. Desta forma, geram mais emprego para a população.”

Os gestores discutiram as ações executadas nesse um ano de existência do Fórum. Para isso, o secretário municipal de Turismo e Cultura de Caucaia, Paulo Guerra, apresentou a concepção de um ano de atividades da pasta que comanda. “Primeiro, as cidades participantes apresentaram seus projetos e receberam as apreciações críticas dos membros do fórum”, explica.

Pedro Carlos da Fonseca, coordenador do Fórum de Turismo do Ceará, acredita que os encontros são extremamente importantes. “Mesmo com as dificuldades, fazemos um trabalho voluntário e de idealistas. Esta caminhada que hoje encerra o primeiro ciclo tem muitas conquistas. O Litoral Oeste é a área do Estado mais atrasada em termos de integração. O esforço para a consolidação é muito grande.”

Conforme o titular da Secretaria de Turismo de Paracuru, Davi Nunes, o Fórum já está resultando em muitos bons resultados. “Estamos desenvolvendo um trabalho técnico no município. O evento é importante na maior magnitude porque nunca é tarde para fazermos mais e recuperamos ações que não foram feitas no passad.”

Vasco Robson, secretário municipal de Turismo de Paraipaba, ressalta o turismo como setor transversal e presente em todas as áreas da gestão pública. “O social pode se aplicar a qualquer atividade e qualquer projeto do turismo é extremamente social. Este laço do turismo oeste é muito mais do que uma promoção de destino. É uma promoção dos seres que residem nestes municípios.”

O encontro de hoje teve como destaque também a homenagem prestada a seis pessoas e instituições que contribuíram para o dturismo em Caucaia: Pedro Carlos da Fonseca, Gelma Maria Leitão, Barraca Cumbuco Beach, Restaurante Cumbuco Beach, Selma Cabral e Tiago Pontes dos Santos.

Autor: Da redação com  ascom/Foto: ascom