Município de Fortaleza construirá Plano Estratégico de Atendimento em Saúde Mental na Atenção Básica

64

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoveu na manhã de segunda-feira (08/04) uma reunião com representantes do Município de Fortaleza para tratar da rede de atendimento de Saúde Mental. Estiveram presentes as promotoras de Justiça Lucy Antoneli e Ana Claudia Uchoa; Rui de Gouveia, coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial (CORAPP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e Harrismana Andrade, gerente da Célula de Saúde Mental da SMS.

Ficou acordado que no dia 25 de abril, às 14h, representantes da CORAPP farão uma visita técnica à Casa da Mulher Brasileira para conhecer da dinâmica da Casa e colher dados com o núcleo psicossocial acerca dos perfis de atendimento das mulheres vítimas de violência, a fim de elaborar fluxo de atendimento das mulheres; e que no 8 de julho, às 9h, a Coordenadoria apresentará o Plano Estratégico de Atendimento em Saúde Mental na Atenção Básica 2019, em uma nova audiência. Até julho, o órgão municipal apresentará relatórios mensais das providências adotadas para construção do plano.

As representantes do MP solicitaram, ainda, esclarecimentos acerca do atendimento de todos os pacientes com adoecimento mental pela rede municipal de saúde e sobre o atendimento dos casos de saúde mental considerados não graves na rede de atenção primária.

Autor: Da redação com ascom/Foto: divulgação