MTST/RR e SENAI/RR firmam parceria para qualificação profissional e empregabilidade na construção civil

413

mtst cursos senai“Infelizmente construção civil não tem o ‘glamour’ de outras profissões “diz Arnaldo

Após um longo período de marasmo, a construção civil vive um momento de confiança e otimismo, desde o anúncio de grandes programas por parte do governo federal, como o Minha Casa, Minha Vida, o Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida Entidade. Visando preparar seus associados que serão beneficiados com os projetos habitacionais de interesse social e do Minha Casa, Minha Vida Entidade, o Movimento dos Trabalhadores sem Teto de Roraima/MTST/RR, através de uma parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RR), oferece totalmente gratuito cursos na área de construção civil que tem por objetivo a capacitação profissional para a inclusão no mercado de trabalho. A coordenação do MTST/RR se reuniu na manhã desta segunda-feira (26/08), com o diretor regional do Senai/RR, Arnaldo Souza Cruz e o consultor, Alexandre Fonseca, com o objetivo de firmar uma parceria para qualificação profissional na construção civil, na ocasião, Arnaldo Cruz, informou que falta interesse para os cursos. “As pessoas querem ficar no ar condicionado, (a titulo de ilustração) do que enfrentar o sol ardente, porém esquecem que um pedreiro iniciante ganha em torno de R$ 2.000,00 (dois mil), mensais e os mais antigos uma faixa de R$ 3.500,00, mensais. Falta interesse e uma campanha publicitaria forte. A construção civil não tem o ‘glamour’ de outras profissões” lembrou Arnaldo, com relação à parceria com o MTST/RR, ele foi otimista. “Não vejo nenhuma dificuldade. Tragam a demanda que o Senai vai atender” O consultor, Alexandre Fonseca, esclareceu. “Vai chegar um momento em que os profissionais da construção civil deveram estar certificados. No estado tem muita obra circulando” disse Fonseca. Para a coordenadora nacional do MTST/RR, Maria Feraz, os cursos vem de encontro ao anseio e necessidade, e destacou a parceria com o Senai. “Agora vamos pra rua buscar os associados e as pessoas que queiram fazer os cursos ofertados pelo Senai, para atuarem nos projetos habitacionais, exemplo é o projeto Palmares onde vamos construir 210 unidades habitacionais no bairro Cruviana, assim suprir a demanda do mercado”

Carga horária e local

Os cursos terão uma carga horaria de 160 horas, sendo 4 horas ou 8 horas por dia. Entre 20 alunos por curso. (vê demanda) a 1ª faze do curso pode ser no próprio senai, numa área no distrito industrial ou outro local conforme acordo, a 2ª faze no local do projeto habitacional.

MTST/RR

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto de Roraima/MTST/RR, por meio dos polos do movimento nos bairros, fará a seleção e inscrição dos alunos para os cursos de: Pedreiro (a) eletricista, pintor, bombeiro hidráulico e carpinteiro. As mulheres podem e devem participar dos cursos, eles são totalmente gratuitos.

SENAI/RR

Ao Senai caberá a realização dos cursos, fornecimento de materiais de consumo necessários, uniforme, equipamentos e ferramentas necessárias e material didático, entre outras obrigações.

Para maiores informações ligue para: 8113-6838/9153-0292

Ascom/MTST/RR/foto:Yan Renato