MPCE realiza seminário sobre violência institucional contra a pessoa idosa

151

Direcionado aos profissionais que atuam na Rede Social de Proteção à Pessoa Idosa, o Seminário “Violência Institucional Contra a Pessoa Idosa” acontecerá na próxima terça-feira (13/06), das 8h às 12h, no salão de eventos do Shopping Rio Mar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100). Deseja-se, com a iniciativa, promover o engajamento da sociedade civil com a comunidade idosa institucionalizada em abrigos.

Os interessados em participar podem realizar inscrições na página da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) ou, ainda, no próprio local do evento, no dia do Seminário. O seminário terá duas mesas temáticas: as políticas públicas e da saúde voltadas à população idosa; e os aspectos jurídicos da violência institucional contra o idoso, face ao Estatuto da Pessoa Idosa. O encerramento do encontro acontecerá com uma visita ao Abrigo Olavo Bilac, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), localizado na Avenida Olavo Bilac, 1280, bairro São Gerardo. Esta é a única instituição pública de longa permanência para idosos em Fortaleza.

O evento é promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através das 17ª e 19ª Promotorias de Justiça Cíveis de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Defensoria Pública do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Conselhos Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) e Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O seminário faz referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, dia 15 de junho.

8h Recepção

8h40 Abertura

9h Mesa 1 “As políticas públicas voltadas à proteção da pessoa idosa contra a violência institucional no município de Fortaleza”.

10h Mesa 2 “Aspectos jurídicos da violência institucional contra o idoso face à Lei nº 10.741/2003.

12h Encerramento: visita à unidade Abrigo de Idosos Olavo Bilac (STDS)

O quê: Seminário “Violência Institucional Contra a Pessoa Idosa”

Quando: 13 de junho (terça-feira), das 8h às 12h

Onde: Salão de eventos do Shopping Rio Mar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100)

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação