MPCE realiza 1º Encontro MP e Movimentos Sociais

60

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do Núcleo de Gestão de Projetos Estratégicos e dos Centros de Apoio Operacional, promoverá, nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2017, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, o Encontro Ministério Público e Movimentos Sociais, cujo objetivo é apresentar e discutir com a sociedade os resultados do Fórum Social do Ministério Público 2017, pesquisa eletrônica ocorrida durante os meses de setembro e outubro, voltada à definição das prioridades institucionais nos anos de 2018 e 2019. “O Encontro Ministério Público e Movimentos Sociais é ainda uma oportunidade de prestação de contas das ações e projetos do MPCE na efetivação dos direitos fundamentais”, complementa Plácido Rios, procurador-geral de Justiça.

O Encontro Ministério Público e Movimentos Sociais faz parte das atividades delineadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em sua Ação Nacional de Promoção da Igualdade, idealizada pelas Comissões de Planejamento Estratégico (CPE) e de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF), da qual aderiu formalmente o MPCE em dezembro passado e por meio da qual serão ranqueadas todas as unidades do Ministério Público brasileiro. “A ideia é estabelecer um diálogo aberto, transparente e colaborativo entre movimentos sociais, organizações da sociedade civil, conselhos de direitos, outras instituições públicas e demais cidadãos com membros e servidores do MPCE”, explica Iran Sírio, promotor de Justiça e assessor auxiliar de Desenvolvimento Institucional.

A programação do evento se constitui de dez mesas temáticas divididas ao longo de três manhãs, nas quais serão abordadas as mais diversas matérias por que deve zelar o Ministério Público: 1. Saúde; 2. Educação, infância e juventude; 3. Idoso e pessoa com deficiência; 4. Moradia e pessoas em situação de rua; 5. Diversidade sexual e igualdade étnico-racial; 6. Terceiro setor; 7. Meio ambiente e urbanismo; 8. Consumidor; 9. Sistema eleitoral e patrimônio público; e 10. Segurança pública.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: ilustrada