MPCE participa do Dia Nacional de Luta da População de Rua

199

Com o intuito de celebrar o Dia Nacional de Luta da População de Rua, será promovida uma ação por meio do Comitê Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua (Cepop) e do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR). O Ministério Público do Ceará, através da 10ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, que atua em defesa da cidadania, estará presente para oferecer orientações às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do evento – que acontecerá na próxima segunda-feira (19/08), na Praça Marcílio Dias (Praça do Corpo de Bombeiros), das 8h às 14h – é atender ao público com prestação de serviços de saúde, jurídicos e de cidadania.

Na ocasião, acontecerá uma palestra com o tema “Prevenção de Acidente”, ministrada pelo tenente-coronel Cláudio Barreto. Em seguida, representando o MPCE, a promotora de Justiça Fátima Correia Castro e sua equipe técnica estarão à disposição para esclarecer dúvidas jurídicas, além de acolher as demandas e abrir reclamações, quando necessário. Integrantes da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Centro Pop também estarão presentes para dar assistência à população.

O Balcão do Cidadão ofertará a emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas e de certidão de antecedentes criminais; e o estande das secretarias de Saúde do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza em parceria com a Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose (APTU), que realizará exames para identificar casos de tuberculose, aplicará vacinas dupla tetânica, tríplice viral, influenza e hepatite.

Estão entre os demais parceiros do evento: a Fundação Ana Lima; APTU; Criança não é de Rua; Coletivo Arruaça/Instituto Compartilha; Fórum de Rua; Padaria Romana; Dr. Rafael Castelo Branco, dentre outras entidades públicas e privadas. Confira a programação:

Serviço – Dia Nacional de Luta da População de Rua

Quando: Segunda-feira (19/08), das 8h às 14h

Onde: Praça Marcílio Dias (Praça do Corpo de Bombeiros)

Programação

8h – Credenciamento

8h30 – Café da manhã para todos os presentes

9h – Abertura com recepções dos participantes pelas autoridades. Apresentação dos parceiros.

9h30 – Palestra sobre Prevenção de Acidente com o Cel. Cláudio Barreto, seguida de dinâmica.

10h30 – Atendimentos nos stands de serviços: Balcão do MPCE, Defensoria, Balcão do Cidadão, Centro Pop, OAB, Vacinações.

Evento Cultural do Grupo Coletivo Arruaça e Instituto Compartilha

12h – Almoço

14h – Encerramento com a caminhada até a Paço Municipal, com Ato Público e entrega da Carta de Demandas de Políticas Públicas da População de Rua na Prefeitura de Fortaleza.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ilustrada