Moradores cobram conclusão de obra de drenagem no bairro Buritis

487

Moradores do bairro Buritis reivindicam a conclusão da obra de drenagem na Avenida dos Bandeirantes e na Rua Almerindo dos Santos, iniciada há aproximadamente três anos. A demora tem causado prejuízos à população, vítima dos constantes alagamentos no local.

Conforme explicou Francisco Rocha, o problema de alagamento no bairro já dura mais de 15 anos. “Quando chove é sempre a mesma coisa: as pessoas perdendo seus bens e os empresários sem poder abrir suas lojas”, contou o morador.

Rocha criticou o pequeno número de funcionários trabalhando na obra. “Ela está muito lenta. Constatamos que  não há mais de oito  homens numa construção de mais de 1000m de galeria. Esse serviço necessitaria de uma equipe maior, que pudesse terminar antes do início do inverno”.

O temor dos moradores com o período chuvoso se justifica pela impossibilidade de acesso às casas e estabelecimentos comerciais, devido aos alagamentos.

Como relatou o empresário Francisco Honorato, “nós [moradores] precisamos que providências sejam tomadas antes do início das chuvas. Meu comércio, por exemplo, fica sem qualquer acesso quando começa o inverno; é muito prejuízo”.

Obra de drenagem pluvial

A obra de drenagem no bairro Buritis foi iniciada em 2010. Ela consiste na implantação de uma galeria de 1500m, que permitirá a captação e o escoamento da água – sanando o problema de alagamento do bairro. Os recursos provenientes para os trabalhos são fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Luciano Castro (PR), e do financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Visita ao bairro Buritis

Na manhã da sexta-feira (1), o vereador Edilberto Veras (PP) e o deputado estadual Brito Bezerra (PP) estiveram no bairro Buritis a pedido dos moradores. Na ocasião, estava presente o diretor de Engenharia e Obra da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Gregório Almeida.

Questionado pelos parlamentares e moradores sobre a demora para o término da obra de drenagem no bairro, ele adiantou que a implantação da galeria está com conclusão prevista para o final do mês de abril.

Durante o encontro, o deputado estadual Brito Bezerra (PP) ressaltou as medidas já tomadas e cobrou providências em nome dos moradores. “Nós já estamos há quase três anos fazendo audiências públicas e cobrando constantemente. Inclusive foram realizadas reuniões na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) e na Assembleia Legislativa. Os moradores necessitam de uma qualidade de vida que condiga com os tributos que pagam”.

Audiência pública

No final de 2011, por iniciativa da Câmara Municipal, os vereadores mobilizaram autoridades e, por meio de audiência pública na Avenida dos Bandeirantes, cobraram do poder público agilidade na execução da obra de drenagem no bairro Buritis.

Os moradores saíram da audiência acreditando na promessa de que até o final de 2012 a obra seria concluída. Agora, com o prazo prometido excedido, a população pede que o vereador Edilberto Veras (PP) e as demais autoridades que visitaram a área esta semana, busquem mecanismos para cobrar dos responsáveis a conclusão da galeria, antes que as chuvas se intensifiquem.

“Antes mesmo de pensar em me candidatar eu já vinha acompanhando o sofrimento dessas famílias, vítimas dos alagamentos a cada inverno e, como empresário participante de entidades representativas da categoria, sempre dei apoio aos lojistas nessa luta. Mas agora, como vereador, minha responsabilidade é maior e reforço o compromisso de que vamos cobrar da empresa responsável, do poder público e de quem de fato possa concluir essa galeria e resolver, em definitivo, esse problema de empresários e famílias que moram no bairro Buritis”, concluiu.

 

Fonte: ASCOM/ Vereador Edilberto Veras (PP)/foto: ascom verador Edilberto Veras