Missionaria representa o Piauí e o Maranhão em encontro da UAC -ISEP/2015

261

“Jesus, a alegria que se renova e se comunica”

O Instituto Sul-Americano de Estudos Palotinos – ISEP, com sede em Santa Maria/RS, realiza mais uma edição o Curso de Formação e Vivência Palotina, ministrado em três etapas, sendo a 1ª etapa entre os dias 6 a 19 de julho de 2015.

O encontro realizado no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria (RS), que também contou com a participação de sacerdotes, religiosos e leigos Palotinos do Brasil, Moçambique, Argentina e Uruguai.

A missionaria Gorete Sampaio Oliveira, que representa o estado do Piauí, do Maranhão na União do Apostolado Católico-UAC, da Paroquia Nossa Senhora do Carmo, do bairro Santa Maria do Codipi, Teresina-PI, destacou a missão de todos os membros e colaboradores da UAC, que é de reavivar a fé e reacender a caridade parte de uma realidade pessoal concreta também de oração pessoal e comunitária, vivida como encontro experiencial com Jesus, o Apóstolo do Pai. Precisamos conhecer a realidade para poder intervir em certas situações, os cursos e os congressos vem de encontro com essa realidade, formar discípulos missionários Palotinos” explicou a missionaria, que também destacou e reforçou a necessidade de estar atento aos desafios do dia a dia para que a ação missionária seja eficaz sem perder de vista o exemplo dado pelo próprio Cristo. Na oportunidade a missionaria Gorete Sampaio, agradeceu o apoio do Pe. Ângelo, da Irmã Avani e de toda comunidade católica pela oportunidade de representa o os Palotinos do estado do Piauí e do Maranhão neste grandioso encontro.

Um ponto marcante, dentro da programação diária, foram partilhas missionárias. O discípulo missionário Palotino, além de se formar e capacitar precisa animar os outros e atuar, fazendo de toda a sua vida uma missão. A comunidade Palotino realizaram visitas missionárias nas paróquias situadas nas proximidades do encontro, as Pontifícias Obras Missionárias e a experiência missionária da comunidade, além de passeios turísticos pela cidade.

UAC

A União do Apostolado Católico, atualmente, está fortalecendo sua vida como Associação de Fiéis na Igreja. Esse é um tempo de crescimento, de desenvolvimento, de iniciativas e de solidificação das estruturas já constituídas e, ao mesmo tempo, há o empenho em organizar estruturas nos lugares onde ainda não existem. Numerosos eventos foram realizados nos últimos meses na União que constituem o tema central deste noticiário.

A formação

A formação Palotina tem seis dimensões: humana, espiritual, intelectual, carismática, comunitária e apostólica, fundamentadas em São Vicente Pallotti, inspirado em Cristo, o Apóstolo do Eterno Pai.

Objetivo

O objetivo geral do ISEP é formar evangelizadores, oferecendo uma experiência vivencial e um aprofundamento da vida, obra, carisma e espiritualidade de São Vicente Pallotti a todos os membros e simpatizantes da União do Apostolado Católico na América Latina.

Estudo

O tempo dedicado ao estudo obedece a várias dinâmicas: exposição dos assessores, leitura e pesquisa individual, trabalho em pequenos grupos e plenários.

Incentivar e oferecer condições para a vivência da espiritualidade e partilha de experiências de vida e ação pastoral.

Autor/Rogério Ribeiro/Fotos: divulgação do encontro