Mercado de trabalho do Tocantins volta a crescer puxado pela construção e serviços

238

Em comparação com o mês anterior o crescimento foi de 0,25%. Recuperação econômica e fim do período de chuvas contribuem para os resultados dos setores.

O número de vagas no mercado de trabalho do Tocantins voltou a crescer em junho puxado pelos setores da construção civil e de serviços. Em comparação com o mês anterior o crescimento foi de 0,25% com 448 vagas a mais que no mês anterior. Já com relação ao mesmo período do ano passado, o estado registrou crescimento de 2,55%.

Além da recuperação da economia, o fim do período de chuvas também influenciou o resultado. Enquanto o agronegócio demite os trabalhadores temporários que chamou para a safra, a construção retoma atividades que estava paradas aguardando um tempo mais seco.

Desde o começo do ano, o Tocantins teve números que indicam melhora em diversas áreas, mas o setor de serviços era um dos poucos que continuava a derrapar. Com a melhora no indicador deles, a indústria de transformação passa a ser o setor com pior desempenho, com uma queda de 2,7% nos últimos 12 meses.

Quanto aos dados separados por cidade, o melhor resultado do estado é em Araguaína, que criou 215 vagas no mês. Em seguida aparecem Porto Nacional, com 94 vagas e Palmas, com 84 vagas no mês.

No cenário nacional, os números apontam estabilidade, com a criação de quase 400 mil novos postos de trabalho no primeiro semestre. Crescimento de pouco mais de 1% com relação ao mesmo período do ano passado.

Autor: Da redação com G1 Tocantins/Foto: Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas