Mercado das ocupações em Teresina: ESCLARECIMENTOS SOBRE USO INDEVIDO DE MÁQUINA DA PMT EM ESBULHO POSSESSÓRIO A IMÓVEL DE PARTICULAR

581

O proprietário do imóvel localizado na Rua Maria de Nazaré Meireles na Vila DILMA ROUSSEFF, bairro CHAPADINHA, em Teresina-PI, senhor Florêncio Oliveira Neto, 62 anos, vem a público através do Portal de Notícias RRIterativo prestar devidos esclarecimentos acerca do USO INDEVIDO de uma Maquina motoniveladora Caterpillar PATROL da Prefeitura Municipal de Teresina, em que deveria esta sendo acompanhado pelo servidor Luiz (vale ressaltar que o referido servidor é amigo do proprietário) a uma demanda de terraplanagem nas Ruas da Vila DILMA ROUSSEFF, de quem o presidente da Associação de Moradores do Conjunto EDGAR GAIOSO, senhor ADÉRCIO a quem Luiz confiara à gestão referida demanda. Contudo o referido Líder Comunitário por sua própria conta e risco extrapolando a finalidade referido uso, autorizou o operador a realizar a abertura de duas Vias Públicas no imóvel do proprietário, a quem ressalta o proprietário que o referido senhor há um mês o procurou para pedir autorização para referida abertura, tendo como resposta negativa. E em razão do citado servidor se encontrar em outra urgente demanda não pôde acompanhar referido serviço, o proprietário volta a este Portal de Notícias para prestar os devidos esclarecimentos.

Atitude Maquiavélica

O proprietário Florêncio Neto relata que na manhã desta quinta-feira (23.03) esteve em sua residência o servidor público Luiz que de forma indignada com a atitude Maquiavélica com que o Líder Comunitário conhecido por Adércio, envolveu a Prefeitura Municipal de Teresina – PMT na pessoa de seu gestor Superintendente Dr. José João e o servidor Luiz responsável pela Máquina em uma operação ilegal na abertura de vias publicas em um imóvel particular alvo de um ESBULHO POSSESSÓRIO.

Saiba mais

http://rrinterativo.com.br/mercado-das-ocupacoes-em-teresina-com-maquina-da-prefeitura-municipal-homens-invadem-terreno-particular/

 

ESCLARECIMENTO DOS FATOS:

Autorização da Máquina

Na quarta-feira (14.03) o Superintendente da Superintendência de DesenvolvimentoUrbano – SDU Centro/Norte, José João,entrou em contato via telefone com seu funcionário o servidor Luiz com o pedido de atendimento a demanda do Vereador Gustavo Gaioso, através de seu Assessor Adércio, na Vila DILMA ROUSSEFF de quem o mesmo iria procurá-lo   determinado serviço com uma Máquina motoniveladora Caterpillar PATROL. De conformidade com entendimento entre as partes Luiz x Adércio na terraplanagem de algumas ruas na Vila DILMA ROUSSEFF.

Da gestão do servidor Luiz ao cumprimento da ordem superior

O servidor Luiz que se encontrava muito ocupado em outra tarefa a ele atribuída na zona sudeste de Teresina, não podendo acompanhar pessoalmente o referido serviço, autorizada pelo Superintendente Dr. José João, a pedido do Vereador Gustavo Gaioso, na pessoa de Adércio, com quem Luiz articulou por telefone referida operação, após contato com mesmo na manhã dessa terça-feira (20.03) o servidor Luiz determinou que o Operador da máquina PATROL se dirigisse à citada Vila, a quem devesse procurar o Sr. Adércio, para atender referida demanda.

Por volta das 11h40min Luiz recebeu um telefonema de alguém no DILMA ROUSSEFF pedindo a ele que viesse com urgencia, pois a Máquina estaria abrindo uma Rua de forma ilegal em uma Invasão e que aquele fato poderia trazer sérios problemas para a prefeitura e para ele como responsável pela Máquina.

Serviço finalizado

Luiz ao chegar ao local, encontrou o serviço das 2 vias já em processo de finalização, pedindo ao Operador que imediatamente parasse com o serviço e ao procurar Adércio afim de saber se o Proprietário do imóvel estava ciente da abertura das vias, e não tendo uma justificativa plausível, Luís chegou a conclusão que estava diante de um grande problema a enfrentar.

Pedido de Autorização de abertura de via negado

O Líder Comunitário Adércio, acompanhado de Nascimento, outro Líder Comunitário da Vila DILMA ROUSSEFF, cerca de um mês antes, esteve na casa do proprietário afim de pleitear a abertura de uma via ligando a Santa Maria da CODIPI à Vila DILMA ROUSSEFF, acesso que passaria por dentro da propriedade particular do Proprietário, tendo o referido pedido negado pelo proprietário, do qual fez questão de ressaltar aos dois líderes que tinha demanda outra de Via Alternativa do seu interesse junto à SDU CENTRO NORTE e de forma Oficial e não provisória como pleiteara Adércio, de quem proprietário  deixou claro estar aberto ao diálogo, pois sabendo que o mesmo é ligado ao Vereador Gustavo Gaioso levaria ao seu conhecimento a demanda defendida pelo proprietário de quem o citado Vereador é conhecedor e tinha se comprometido a envidar esforços para sua implementação. A última vez que o proprietário e o citado Vereador conversaram sobre esta Via Oficial, em uma solenidade realizada no Campo de Futebol na Vila Padre Humberto em que o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, decretara a DESAPROPRIAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL do imóvel de Francisco Manoel da Luz, (Imóvel vizinho ao do proprietário em questão) de quem o referido Vereador se comprometeu na defesa da abertura referida Via Alternativa. Deixando bem claro no final daquela visita que a princípio sem qualquer entendimento entre a pessoa do proprietário e o superintendente da SDU, a resposta seria não.

Como tempestivamente o Proprietário tomou conhecimento dos fatos

Um dos informantes do proprietário do imóvel na tarde daquela terça-feira (20.03) entrou em contato com o mesmo para saber se era do seu conhecimento a abertura de 2 vias públicas através de uma Maquina da PMT, que na manhã daquela terça-feira havia feito em seu imóvel. Esclareceu ainda o informante que a referida abertura das vias tinha sido autorizada pela Prefeitura e que os invasores estavam a comemorar o referido apoio do Poder Público Municipal, que de forma irresponsável estava sendo alardeado por Adércio o referido apoio da Prefeitura aos invasores por quem ressaltou o informante do proprietário que através do operador da Maquina tinha tomado conhecimento que o referido serviço determinado por Adércio, tinha a autorização da Prefeitura na pessoa de seu chefe Luiz. Como no momento do telefonema o proprietário Florêncio Neto se encontrava no Escritório de seu advogado Prof. Antônio Cláudio, exatamente tratando do PROCESSO contra os invasores que ora tramitava na 7ª VARA CIVIL de Teresina, que já teve a célere resposta do pleito de seu Advogado em que o Dr. Sebastião Firmino magistrado titular da citada vara já Reeditou a LIMINAR DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE, em que o proprietário está aguardando tão somente a distribuição para o sorteio do Oficial de Justiça que comandará  com o apoio do Comando de Crise da Polícia Militar comandada pela Cel. Júlia. Diante dos fatos informados, Florêncio Neto associou o servidor Luiz com um velho amigo também chamado Luiz que é Fiscal de Obras da PMT.

Da Constatação de que o Luiz Fiscal de Obras e amigo do proprietário era o mesmo Luiz que recebeu a determinação do Superintendente José João

Imediatamente o proprietário ligou para o Fiscal de Obras a quem como amigo tinha seu número em sua rede de contatos, e passou o aparelho celular ao seu advogado Prof. Cláudio com quem no exato momento se encontrava em seu escritório, que questionou se a Prefeitura através de sua pessoa tinha autorizado a abertura de 2 vias em um imóvel particular alvo de uma Invasão. O Sr. Luiz confirmou que a operação tinha sido autorizada diretamente por ele, contudo negou o fato reafirmando que a PMT não compactua com ilegalidade e que tinha sido vítima de uma atitude maquiavélica de Adércio que falava em nome do Vereador Gustavo GAIOSO na pessoa do referido Assessor autorizado um serviço nas Ruas da Vila Dilma Rousseff.

Dos esclarecimentos dos fatos

Na manhã desta quinta-feira (23/03) Luiz esteve na casa do proprietário para prestar os devidos esclarecimento dos fatos e de alguma forma reparar os danos causados ao proprietário, desapontado o servidor Luiz esclareceu todos os fatos já retratado nos itens anteriores de quem em nome do novo Superintendente da SDU CENTRO NORTE Eng. Dr. Helder, que recentemente assumiu a Superintendência, onde Luiz era portador de um pedido de desculpas pelos transtornos, que só vieram aumentar com as aberturas das citadas vias.

O Sr. Luiz se colocou a disposição do proprietário com a mesma máquina para Obstrução das vias abertas objetivando minimizar os transtornos causados. Luiz intercedeu ao proprietário que imediatamente o acompanhasse para pessoalmente orientar a referida Obstrução, que não foi possível concluir em razão de ter furado um dos Pneus da Máquina, que após consertá-lo não teve o Operador a devida segurança para a conclusão da Obstrução que passou a comprometer a integridade física do operador pelos invasores, sendo portanto adiada nesta segunda-feira (26.03).

Diante da Informação trazida por Luís de que Dr. Helder desejava falar com Proprietário, o advogado do Sr Florêncio Neto, através de sua secretaria tratou de agendar encontro com o Superintendente para esta sexta-feira (23.03) às 11:30h como único horário disponível em sua agenda para esta  sexta. Contudo a Secretaria do Dr. Helder esclarece não ser possível recebê-lo em razão de agenda com o Prefeito em visita a Obras, sendo reagendada referido encontro para segunda-feira (26.03) às 12:00h.

Participação do Vereador Gustavo Gaioso

Em contato do Vereador Gustavo Gaioso ao proprietário Florêncio Neto na noite dessa sexta-feira (23.03), o mesmo vem a publico esclarecer o que segue:

1.O Vereador Gustavo Gaioso esclareceu que Adércio não é seu Assessor como fora informado ao Portal de Noticias RRINTERATIVO, trata-se de um Líder Comunitário que é seu aliado político.

  1. Esclarece ainda que jamais imaginou que a Via Alternativa defendida por Adércio adentrasse em Imóvel de particular, muito menos ainda que o referido imóvel estivesse sendo alvo de uma Invasão em curso, aumentando ainda mais os transtornos ao proprietário Florêncio Neto, de quem o conhece desde 2013, quando o proprietário propôs a PMT a criação de duas Vias Alternativas objetivando a interligação da Região Santa Maria da CODIPI às Comunidades DILMA ROUSSEFF e EDGAR GAIOSO, de quem o vereador acompanhou em varias visitas à Prefeitura, na defesa referidas Vias Alternativas. Por quem se empenhou juntamente com o Colega Vereador Enzo Samuel autor do INDICATIVO 06/2017 no reconhecimento de Direito de uma dessas Vias através de Pleito de Florêncio através de uma ABAIXO ASSINADO com mais de 1000 assinaturas de moradores das duas comunidades no Reconhecimento da, hoje Reconhecida, Rua Maria de Nazaré Meireles, por quem o Sr. Adércio, Sra. Sra Graça, Sra. Branca e Sr. Nascimento, todos Líderes das 2 Comunidades ajudaram a colher as Assinaturas de um movimento sem qualquer interesse ou vinculo partidário, o qual o único Objetivo foi o bem comum. O proprietário faz questão de ressaltar também que foi procurado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos de Teresina que objetivando que ao tomar conhecimento de meu pleito na criação de duas Vias Alternativas às duas Comunidades, de quem com o Objetivo de formar Corredor Binário de Ônibus solicitou da GEURB – Gerencia de Urbanismo da SDU C. NORTE o Processo de Florêncio Neto que tramitava naquela Gerencia de quem seu Diretor Trânsitos Dr. Falcão deu Parecer Favorável ao Reconhecimento Público da uma Via Alternativa defendida pelo proprietário vide Resolução N 017/13 de 14.05.13 do CDU-Conselho de Desenvolvimento Urbano teve Aprovada pelo referido Conselho a referida Via Alternativa e Ofício GS-SEMPLAN número 1.115/2013 de quem através do mesmo o postulante proprietário em primeira mão foi comunicado referida aprovação.

 

Ofício GS-SEMPLAN número 1.115/2013
Resolução N 017/13 de 14.05.13 do CDU-Conselho de Desenvolvimento Urbano

Isenção de Culpa

Isenção de Culpa ao Servidor Luiz bem como ao Superintendente Dr. José Joao – Diante do exposto o Proprietário vem mais uma vez lamentar todo esse episódio que veio corroborar com incentivo a quem ainda não estava ainda participando da invasão o fazê-lo, pois supostamente a mesma tinha o apoio da Prefeitura de Teresina. O que nada desse suposto apoio é verdadeiro de quem na pessoa do humilde servidor Luiz por quem foi severamente chamado a atenção não permitindo que o referido serviço fosse realizado sem a sua supervisão, além de colocar a credibilidade do sério gestor público Dr. José João em questionamento, o que não é verdade. Até porque a sociedade teresinense principalmente a região Norte que o conheceu muito bem a frente da Superintendência da SDU CENTRO NORTE função que exerceu com lisura até porcos dias atrás.

Comunicado à população do bairro CHAPADINHA

O proprietário Florêncio Neto ao final desses Esclarecimentos vem comunicar que dois grandiosos empreendimentos imobiliários o LOTEAMENTO FLORESTA e o LOTEAMENTO CONQUISTA: estão chegando para proporcionar a cada família que hoje ocupa seu imóvel Emprego e Renda de quem necessitam todas as famílias que hoje ocupam referido imóvel, pois tem consciência o proprietário Florêncio Neto que todos tem onde morar, de quem seus objetivos e essa mesma renda que os mesmos não a tem, e que em breve as terá de carteira assinada pelos referidos Empreendimento que em breve sairá do Papel. O LOTEAMENTO FLORESTA em fase final de aprovação em Consulta Previa pela SDU CENTRO NORTE por seu colega Proprietário Dr. JOSÉ FORTES NAPOLEÃO DO REGO FILHO, tendo a frente o jovem Engenheiro Cirilo Filho, sobrinho do proprietário. E o LOTEAMENTO CONQUISTA em uma área de 6 hectares da propriedade do Sr Florêncio que a 5 anos atrás espera pelo Reconhecimento Público de Direito objetivando sua implementação o que somente no final do ano que passou por ocasião do aniversário de Teresina a Rua Maria de Nazaré Meireles que ladeia meu imóvel foi reconhecida de Direito.

Autor: Rogério Ribeiro com informações da Vítima