Menésia Simião assume Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre

230

Na manhã de segunda-feira, (07/01), no gabinete do prefeito Zé Helder (MDB), com a participação dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Lausaro Bezerra e Ciete Bezerra, de Evilário José – chefe da EMATERCE local e de João Alves vice-presidente da FAMUVA, foi empossada a nova secretária de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre, Menésia Simião. Ela assume o cargo em substituição a Cícero Izidório, que agora ocupa o cargo de subsecretário da pasta.

Ao passar o cargo, Cicero Izidório entregou nas mãos do prefeito Zé Helder um relatório resumido com prestação de contas das ações, projetos, políticas e programas realizados pela Secretaria nos anos de 2017 e 2018.

Ele agradeceu ao perfeito Zé Helder e as entidades parceiras a confiança e apoio durante os dois anos e prometeu continuar disposto a ajudar a desenvolver a agricultura do município.

A nova secretária do Governo de Várzea Alegre é do ramo e promete continuar o trabalho de Izidório, buscando inovações como alavancar os processos de venda de produtos do campo, o que fortalecerá a agricultura familiar.

Ela disse que os desafios são muitos diante de uma nova conjuntura política, onde o pequeno produtor rural, aquele da agricultura familiar, já entra com prejuízo como menos recursos para o setor, já sob o comando do novo governo federal com o presidente Jair Bolsonaro.

Menésia é formada em letras pela URCA – Universidade Regional do Cariri e surgiu como liderança nas bases rurais, dentro dos movimentos associativistas e sindicais. Já foi presidente do Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e atualmente é a presidente do PT no município.

A pasta do setor rural, em todos os governos do prefeito Zé Helder – de 2005 a 2012, e agora no terceiro mandato, de 2017 a 2020, vem sendo comandada pelo PT. A troca de titulares na secretaria neste ano era um entendimento do partido desde o início da gestão em 2017.

Menésia não estava distante da hierarquia de comando. No organograma da agricultura, ela ocupava o cargo de Gerente de Núcleo da Agropecuária e as ações feitas nestes dois anos têm sua participação ativa.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Augusto César