Meio Ambiente: Sistema Biágua é implantado na Caiana no Riacho Verde

82

A Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Alegre realizou nessa quinta-feira, dia 5 de setembro de 2019, na comunidade de Caiana, distrito de Riacho Verde, oficina para implantação de um Sistema de Bioágua Cinza Familiar.

O sistema é proveniente do Projeto Dom Helder Câmara e do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha o reaproveitamento da água, chamada de água cinza. O sistema pode prevenir doenças causadas por esgotos a céu aberto, impedir a proliferação de insetos, diminuir a poluição ambiental, economizar e reutilizar de forma adequada a água bem como garantir a nutrição das plantas.

O sistema Bioágua Familiar foi apresentado à gestão municipal pela estagiária do curso de Agroecologia, Dra. Valquíria Fenelon Pereira. Ela é formada em Engenharia Elétrica e Mecatrônica. Com apoio da Gestão Municipal, através das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Agrário e empresa Sabão Juá.

A parceria entre as secretarias municipais foi fundamental para a implantação do projeto, que tem excelente avaliação entre os participantes agricultores, professores e alunos. Segundo o secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, foi implantado o primeiro projeto que servirá de modelo e de incentivo às famílias que queiram adaptar o sistema em suas residências. “Ficou pré agendado para as comunidades de Serra dos Cavalos e Vacaria o 2º e 3º Bioágua Cinzas Familiar. J. Marcílio destacou que o Prefeito Zé Hélder apoia o sistema de novas tecnologias para o homem do campo, bem como, dispõem o que tiver ao alcance da Gestão Municipal.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom