Meio Ambiente: Serra da Rajada será a primeira Unidade de Conservação Pública Municipal de Caucaia

458

A vitória de Caucaia num edital do Governo do Estado do Ceará fará nascer a primeira Unidade de Conservação Municipal da cidade. A Serra da Rajada, na localidade de Tucunduba, será classificada como Área de Proteção Ambiental (APA). Isso significa que a região vai ter sua diversidade biológica melhor protegida, o processo de ocupação disciplinado e a sustentabilidade do uso dos recursos naturais assegurada.

Caucaia ocupou o primeiro lugar do Edital por ter fragilizados diversos sistemas ambientais importantes para a qualidade de vida e bem-estar da população. A criação da APA da Serra da Rajada já está em fase de implantação.

Todo o levantamento técnico de fauna e flora já foi realizado, assim como o levantamento histórico junto à comunidade quilombola da região. Os próximos passos para a consolidação da APA serão a elaboração de um plano de manejo e a criação de um conselho gestor, responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e da população residente.

Serra da Rajada

A classificação em APA é importante porque a perda de biodiversidade e de serviços ambientais associados à degradação indica a necessidade da implementação de estratégias para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse sentido, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) já adota algumas medidas com a finalidade de proteger e preservar a biodiversidade e o disciplinamento do processo de ocupação, visando assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

O que é uma APA?

Trata-se de uma área em geral extensa, com certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. É constituída por terras públicas ou privadas.

Autor: Ascom/Prefeitura/Foto: Divulgação