Médicos de Caucaia participam de treinamento que aprimora técnica em oftalmologia

143

Dar resolutividade na Atenção Primária em Saúde de Caucaia através da oftalmologia. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu treinamento de fundoscopia na APS para médicos das unidades de saúde (UBSs) modelos na tarde da última sexta-feira (1º/2).

A fundoscopia ou oftalmoscopia é uma técnica de observação do fundo do olho, procedimento feito por oftalmologistas. A capacitação contou com metodologia prática e teórica sobre o assunto. Com os conhecimentos, os médicos passarão a cumprir cronograma de atendimento a pacientes nos postos.

Os profissionais já tinham noções da técnica. “Mas nem sempre eles a praticam no dia a dia. O treinamento fará com que os médicos se sintam mais seguros em usar o aparelho e reduzirá os encaminhamentos para os oftalmologistas, uma vez que vamos poder resolver na própria UBS procurada pelo usuário”, observou a coordenadora diretora da unidade de saúde do Tôco, Lucéia Góes.

FUNDOSCOPIA

Além da avaliação de alterações oculares, a técnica permite também a detecção de doenças sistêmicas que podem causar retinopatia. O oftalmoscópio é usado para a visualização da retina.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Ascom