Manhã de orientações e consultas sobre o câncer de próstata em Caucaia

36

Iniciada na última quinta-feira (1º/11), a mobilização do Novembro Azul em Caucaia foi marcada nesta segunda-feira (5)/11 por uma força-tarefa no Centro de Referência à Saúde do Homem, localizado no Grilo. A campanha tem como objetivo alertar quanto aos riscos de doenças mais propensas ou exclusivas de indivíduos do sexo masculino, em especial o câncer de próstata.

Foram registrados hoje 160 atendimentos: 30 para urologista, 30 para cardiologista, 20 para dermatologista e 80 para odontologista. “Oferecemos inicialmente um café da manhã e depois abrimos para consultas, exame de toque, prevenção de câncer bucal e entrega de kits odontológicos”, lista a coordenadora do espaço, Thamires Goes Guimarães.

Para o médico urologista Ivon Teixeira, é aconselhável que todos os homens com mais de 50 anos procurem o Centro de Referência para a realização do exame prostático. “O mês de novembro foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Urologia para incentivar a campanha de prevenção do câncer de próstata”, ressalta o especialista.

O Centro de Referência à Saúde do Homem prepara uma série de atividades que durante todo o mês irá levar mais informações aos homens. No próximo sábado (10/11), será realizado um mutirão das 8 horas às 12 horas. Quatro urologistas e um clínico geral estarão recebendo aproximadamente 200 homens para a realização de testes rápidos de HIV, medição de pressão arterial, verificação de glicemia etc.

Morador da Curicaca, Antônio Océlio classifica como importantes as ações do Novembro Azul. “Porque dá oportunidade de o homem se cuidar. Nós aqui de Caucaia tínhamos muitas dificuldades de cuidar da nossa saúde. Agora a consulta com o urologista está ao alcance. Já fiz vários exames e agora espero os resultados.”

Aureliano Gonçalves dos Santos, morador do Planalto Caucaia, também buscou o Centro de Referência hoje. Ele acredita que é necessário todos os homens se sensibilizarem e buscarem prevenção e diagnóstico com o exame. “Temos que nos cuidar para poder viver com saúde. Estou maravilhosamente bem.”

Para participar do mutirão no próximo sábado, é necessário apenas comparecer ao Centro de Referência à Saúde do Homem para marcar o serviço. Não há a obrigatoriedade de encaminhamentos. O equipamento fica localizado à rua da Consolação, 202, no Grilo.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom