Juízes eleitorais participam de reunião de planejamento das Eleições 2014

796

ReuniãoNa tarde desta segunda-feira, juízes eleitorais se reuniram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Gursen De Miranda, para tratar de três temas: a realização da Biometria Eleitoral no interior do Estado, a Força Tarefa da Corte Eleitoral, no sentido de dar celeridade e zerar os processos referentes às eleições passadas e o planejamento das Eleições Gerais de 2014.

Sobre o último tema, o presidente Gursen De Miranda destacou a pretensão de fazer uma série de reuniões com a presença dos magistrados, diretorias de partidos políticos e futuros candidatos para instruí-los sobre a correta procedência no pleito eleitoral, evitando desta forma, a prática de crimes eleitorais, má gestão de prestação de contas, além de dar ênfase às datas do calendário eleitoral, evitando perda de prazos. “Nós queremos fazer as Eleições 2014 de forma tranquila, para isso, vamos fazer um trabalho de orientação com todos os partidos. Não será por falta de informação e orientação que poderão ocorrer erros”, frisou.

Foram agendadas reuniões  de setembro de 2013 a outubro de 2014. A primeira será dia 16 de setembro e a última em 31 de outubro. Participaram da reunião os juízes eleitorais Jésus do Nascimento, titular da 1ª Zona Eleitoral, Parima Dias Veras, da 3ª Zona Eleitoral, Daniela Minholi, da 4ª Zona Eleitoral, Maria Aparecida Cury, da 5ª Zona Eleitoral, Evaldo Jorge Leite, representando as 2ª e 5ª Zonas Eleitorais e Cláudio Araújo, da 8ª Zona Eleitoral. Todos foram unânimes em reconhecer a importância da orientação aos partidos políticos para a realização de eleições calmas e seguras.

Biometria no Interior

O presidente Gursen De Miranda também colocou em pauta a realização do Recadastramento Eleitoral Biométrico no interior do Estado, enfatizando que pretende realizá-lo ainda este ano. “Nossos gestores foram ao TSE (Tribunal Regional Eleitoral) buscar apoio para encararmos este desafio e obtivemos resposta positiva. Tivemos a garantia de que receberemos mais kits biométricos para levar ao interior do Estado”, disse, aproveitando a oportunidade para pedir o apoio dos juízes eleitorais, já que eles estão atuando no dia a dia dos municípios.

 Força Tarefa

Sobre a Força Tarefa para dar celeridade aos processos eleitorais que tramitam nas Zonas Eleitorais, os juízes afirmaram que estão buscando diariamente destinar esforços para alcançar a meta de encerrar, até outubro, todos os processos em aberto. Ao todo, a equipe de apoio às Zonas Eleitorais, formada por analistas judiciários do TRE-RR, já movimentou 416 ações, em três zonas eleitorais. No início dos trabalhos, em 14 de julho de 2013, a Justiça Eleitoral roraimense tinha 978 processos em andamento.

Ascom:TRE/ Foto: Orib Ziedson