Iracema é o segundo município a receber Oficina de Assessoramento Técnico Legislativo

544

Participantes da Oficina de Assessoramento em Iracema

Promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), através do Centro de Apoio as Câmaras (CAC) e a Escolegis, a Oficina de Assessoramento Técnico Legislativo aconteceu na Câmara Municipal de Iracema, contando com a participação de 40 inscritos entre vereadores, assessores e funcionários da Câmara e da Prefeitura.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Iracema, Rarysson Nakayama (PR), do presidente da Câmara, Marco Brito, de vereadores, secretários municipais, do corpo técnico da ALE-RR.

O prefeito Rarysson Nakayama foi enfático em reconhecer o trabalho que vem desenvolvendo o presidente da ALE-RR, deputado Chico Guerra (PSDB), em proporcionar essas atividades na melhoria do trabalho dos servidores da Câmara e Prefeitura. Ele ainda ressaltou a parceria com a Escolegis, através da deputada Angela Águida (PSC), que em breve vai realizar diversos cursos no município.

Para o vereador Marco Brito, presidente da Câmara, as palestras realizadas trouxeram informações e conhecimentos importantes para o bom desempenho do trabalho dos vereadores e dos funcionários do legislativo municipal. “Quero agradecer e reconhecer o trabalho do CAC, que foi criado pelo presidente Guerra, que atendeu a realização do treinamento”, afirmou.

Durante a Oficina, foram ministradas as seguintes palestras: Secretariado (Lena Fagundes), Cerimonial (Perpétua Marques), Técnicas Legislativas (André Paraguassú), Controle Externo (Francivaldo Souza), Orçamento (Lindomar Coutinho), e o Legislativo Municipal e a Lei Orgânica (João de Carvalho).

Através dos técnicos da Superintendência Legislativa da ALE-RR, foi realizada ainda na Câmara, a organização das pastas de tramitação de Proposições, Comissões Permanentes, Roteiro das Sessões e Tramitação de Documentos.

A proposta de instalação das Comissões Especiais Externas, que vão revisar a Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, foi acatada pelos vereadores. Em 15 dias, eles estarão aprovando os nomes que vão compor a Comissão de Revisão do Regimento que contará com quatro vereadores.

 

Avaliação

A funcionária pública, Leila Leal Fernandes, disse que a Oficina foi ótima e avaliou que os conteúdos apresentados foram importantes para manter informados sobre o funcionamento dos Poderes.

Para Vanessa Pereira Lima, as palestras foram de grande importância para o dia a dia, profissional. Ela disse ainda que essas práticas melhoram os conhecimentos e o desenvolvimento do trabalho.

Ascom:ALE-RR/ Fotos: Fernando Heder