INSTITUTO ELO AMIGO INICIA PROJETO P1+2 – CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA.

1850

Início do Projeto P1+2, (Projeto Uma Terra e Duas Águas), que se trata da construção de cisternas-calçadão e de enxurradas em Comunidades de Iguatu e Icó. Tecnologias importantes para o armazenamento de água e para a produção de alimentos.

Iguatu e Icó receberão o programa uma terra e duas águas – p1+2. o programa é uma das ações estratégicas da articulação semiárido brasileiro – asa, com financiamento do banco nacional do desenvolvimento econômico e social – BNDES e o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Marcos Jacinto, Coordenador Executivo do Instituto Elo Amigo – organização social sediada em Iguatu que executará o projeto, explica que o projeto é uma forma de armazenar água para a produção de alimentos em comunidades que possuem poucos recursos para captação de água, trazendo segurança hídrica e alimentar para a família.

De acordo com o coordenador de projetos do instituto elo amigo, Francisco Braz, a captação e armazenamento da água da chuva para produção de alimentos se dão através de cisternas-calçadão, que capta a água da chuva por meio de um calçadão feito de cimento sobre o solo, “e também a cisterna de enxurrada, onde o terreno é utilizado como área de captação e, para filtragem da água, são construídos tanques de decantação. Essa água escoa por meio de canos até a cisterna, que tem capacidade para armazenar 52 mil litros” explica Braz.

As famílias também receberão capacitações, com orientações para o uso da água da cisterna para a produção de alimentos, como relata marcos jacinto.

O instituto elo amigo atua com o programa p1+2 há 9 anos no território Centro-Sul e vale do salgado e regiões vizinhas, atendendo a 18 municípios. As comunidades que já receberam o projeto continuam produzindo com sua própria reserva hídrica.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Divulgação