Instituto Cigano do Brasil participa da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

317

“Essa é uma luta pela dignidade humana e pela superação de heranças históricas” diz o cigano Rogério Ribeiro.

Os desafios da segurança alimentar estão em debate, entre os dias 8 e 10 deste mês, em Fortaleza, durante a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), colegiado vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o evento reúne cerca de 350 gestores públicos e privados dos 184 municípios cearenses.

A abertura aconteceu na tarde desta terça-feira (8/10), com a presença da titular da SPS, Socorro França,  do secretário da SDA, De Assis e palestra da professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Marlene Marques Ávila, com o tema Agenda de segurança alimentar e nutricional: Desafios e possibilidades.

De acordo com o presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB e conselheiro estadual do Consea, o cigano Rogério Ribeiro, a conferência é o momento propício para as discussões de a segurança alimentar do estado do Ceará, destacando que o Brasil tem voltado ao Mapa da Fome, “Essa é uma luta pela dignidade humana e pela superação de heranças históricas. A nossa maior direção é no sentido de combater a fome no Brasil. Os movimentos sociais e os entes públicos estão empenhados em desenvolver estratégias para minimizar os impactos dessa situação, especialmente no Ceará” destacou.

O secretário De Assis lembrou que o Brasil voltou ao Mapa da Fome “Neste cenário, é preciso um esforço permanente e sistemático para que possamos desenvolver uma nação próspera, através da soma de esforços” destacou.

A presidente do CMS de Caucaia, Marlucia Ramos, destacou a importância da comida saudável, mas também da população ter acesso a essa comida.

Os eixos

As mesas redondas e trabalhos de grupos acontecem na quarta e quinta-feira. Entre os eixos de debate estão às estratégias de ação para garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável; os caminhos para avançar na agenda de Segurança Alimentar e Nutricional; e as perspectivas para o fortalecimento do Sisan.

Serviço

VI Cesan do Ceará
Data: 8, 9 e 10 de outubro
Hora: Abertura às 17 horas desta terça-feira, 8/10
Local: Hotel Dom Cláudio, à avenida Fausto Aguiar, 700, bairro Messejana

Autor/Fotos: Ascom ICB