Instituto Cigano do Brasil divulga nota de repúdio a forma como os Ciganos foram tratados na Itália

813

Respeito à dignidade humana: O ICB reprova intolerância, a violência e enfatiza que a pluralidade de pensamentos, praticas importantes para o fortalecimento da democracia.

O Instituto Cigano do Brasil – ICB vem manifestar publicamente e de forma veemente  seu repúdio a forma como centenas de manifestantes, incluindo grupos neofascistas, protestaram nesta na ultima terça-feira, (2/4), contra a permanência temporária de cerca de setenta ciganos, 33 deles crianças, em um centro de acolhimento no subúrbio de Roma, na Itália.

Após a sua chegada, os manifestantes bloquearam a entrada e incendiaram um carro. O ICB lamenta a violência como esses primos foram tratados ao tempo em que se solidariza com essa comunidade cigana.

Em clima de covardia, de preconceito, discriminação, violência e intolerância, o grupo de manifestante organizado por dois grupos de extrema-direita. O jornal italiano la Repubblica divulgou um vídeo que mostra manifestantes pisando nos alimentos aos gritos de “Eles devem morrer de fome!” ao fundo.

O ICB reprova intolerância e enfatiza que a pluralidade de pensamentos é importante para o fortalecimento da democracia. Os Ciganos sofrem várias formas de discriminação, exploração e outras violações aos direitos humanos, A negação dos direitos é frequentemente exacerbada por leis discriminatórias, preconceito e xenofobia.

Apelamos às autoridades italianas e a Organização das Nações Unidas-ONU, para que encontrem soluções reais e favoráveis as famílias Ciganas que estão na Itália lutando apenas pelo direito de serem tratados com a dignidade própria de seres humanos e a garantia do acesso aos direitos econômicos, políticos, sociais e culturais deve ser encarada como uma exigência da lei internacional dos direitos humanos e não como um ato de caridade. “Mais uma grave violação internacional dos direitos humanos que atinge as famílias Ciganas”

Caucaia/CE, 8 de abril de 2019

Instituto Cigano do Brasil/ICB.