Inscrições no Enem para presos começam terça (30)

353

presos que farão enemPrazo segue até 30 de outubro. Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta (25)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa serão abertas no dia 30 de setembro, próxima terça-feira a partir das 10h. O prazo segue até o dia 30 de outubro.

As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro de nas Unidades Prisionais. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem serão utilizadas para estabelecer critérios de acesso do participante a programas governamentais e constituir parâmetros para a autoavaliação do candidato com vista à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

A pessoa privada de liberdade que desejar participar do Enem deverá solicitar ao responsável pedagógico de sua unidade que efetue sua inscrição no exame. Antes de efetuar a inscrição, o funcionário deverá ler o edital completo do exame – que se encontra na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).

O exame será constituído de uma redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. Terão questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física, matemática e biologia. Além de língua estrangeira, inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2013, 30 mil internos e presos participaram do Exame Nacional, 28% a mais ao número de inscritos em 2012.