Iniciada capacitação de mediadores para os núcleos de Mediação do Idoso

545

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deu início, na manhã desta segunda-feira (06/05), ao curso de capacitação de mediadores, realizado no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O evento é promovido pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, pela ESMP e pelo Programa dos Núcleos de Mediação (Pronumec). Voltado para idosos, servidores públicos aposentados, advogados, membros de associações de idosos e pessoas com deficiência, o curso possui carga horária de 75 horas/aula, dividida em 40h/a de parte teórica e 35h/a de parte prática.

A aula inicial teve como tema as etapas e técnicas da mediação e foi ministrada pela instrutora e assessora técnica do Pronumec Patrícia Palhano. Ela ressaltou que o Ceará é pioneiro na mediação comunitária e enfatizou aos 45 alunos a importância desse trabalho na resolução de conflitos. “A perspectiva da mediação é de melhorar os relacionamentos. A situação conflituosa se instala e a mediação é procurada para melhorar o diálogo e não cortar relacionamentos”, frisa.

Para a assessora técnica do Pronumec Jucileide Cronemberger, o curso busca fortalecer e especializar a mediação do idoso e da pessoa com deficiência. “A capacitação é muito significativa porque permitirá atender ao idoso e à pessoa com deficiência com foco diferente. Esse tipo de público é atendido nos nossos núcleos, mas não com a especialidade e a expertise necessárias”, enfatiza.

A capacitação continua nos dias 07, 08, 09, 13, 14, 15 e 16 de maio e a parte prática deve ser realizada até o dia 12 de julho de 2019. O conteúdo teórico é realizado na sede da ESMP, em Fortaleza, e as atividades práticas, nos Núcleos de Mediação Comunitária e no Núcleo de Mediação do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

O conteúdo programático da capacitação conta com temas e encontros como: Mediação: etapas e técnicas; Estatuto do Idoso; Lei Brasileira de Inclusão; Momento interdisciplinar; Parte prática nos Núcleos de Mediação Comunitária; e Parte prática nas Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Autor: Da redação com ascom/Foto: divulgação