Indignação: Prefeitura de Iguatu promete transporte para competição e não cumpre

1146

As questões da falta de interesse em aplicar politicas públicas e falta de gestão em Iguatu, estão cada vez mais frequentes para os iguatuenses, dessa vez foi com o Grupo de Capoeira Nova Geração de Iguatu, do professor Mororó.

De acordo com o grupo, o contato com a prefeitura para a liberação do transporte para envio dos participantes de um Evento de Capoeira em Fortaleza, foi feito com antecedência, através do Secretário de Cultura, Michel Prudêncio, que garantiu o transporte para 16 capoeiristas, participar do 4º Circuito Estadual Nova Geração, organizado pelo Mestre Pano. Os capoeiristas já tinham efetivado o pagamento das taxas de inscrições e de hospedagens.

A abertura do evento foi ontem (30) às 19h na Rua Misericórdia, nº 34, bairro Jardim Iracema, Fortaleza, e neste sábado (31) acontece às Rodas de Capoeira, Palestras, Batizado e Troca de Graduações.

banner circuito

Indignação

Na quinta-feira (29) à noite, foi feito contato, via celular, com o Secretário de Cultura Michel Prudêncio, que começou a mudar o discurso, informando que solicitou duas Kombis da secretaria de educação do município, para fazer o transporte dos capoeiristas e que ele não estaria em Iguatu por motivo de cumpri agenda do seu projeto cultural particular, e que a secretária de educação, Diana Souza Silva Mendonça, estaria na Argentina e que procurasse o departamento de transporte. Na manha de sexta-feira (30), o grupo de capoeiristas foi até a secretaria de cultura e foram surpreendidos com a negativa do pedido, ou seja, ninguém estava sabendo de nada e só quem poderia autoriza o transporte seria a secretária de educação Diana Mendonça. O secretário foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.

Grupo consegue transporte por meios de amigos

Diante da negação da prefeitura, os capoeiristas se mobilizaram e através de vários amigos e simpatizantes da capoeira conseguiram a quantia de R$ 1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais), para aluguel de uma Topic que levaria o grupo até o local do evento. A saída do grupo foi às 5h da manhã deste sábado (31).

Programação do evento

Rodas de capoeira

Batizado

Troca de graduações

Haverá também aulas e oficinas de capoeira

Capoeira

A capoeira como Patrimônio Imaterial Brasileiro compõe vários componentes culturais do Brasil, o que lhe proporciona riqueza artística, musical e dinâmica; um enorme potencial evolutivo e finalmente, uma gama intensa de aplicações esportivas, coreográficas, terapêuticas e pedagógicas, que abrange desde a sonoridade das cantigas as artes marciais e a defesa pessoal.

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação.