Inauguradas no bairro Varjota a Brinquedopraça e a Academia Popular

132

Em Várzea Alegre, a população do bairro Varjota foi beneficiada nesta manhã de quinta-feira, 05, com a inauguração de uma Brinquedopraça e de uma Academia Popular na Praça Sérgio Ricardo Costa Carvalho. A solenidade movimentou a comunidade com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Maria Leite de Santana.

O prefeito Zé Helder (MDB), o vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim, a primeira-dama do município Sônia Fortaleza e a secretária de Assistência Social, Laura Maria, estiveram acompanhados no palco por Onélia Maria Leite de Santana e ainda por Luciene Rolim – Secretária Executiva de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Alan Salviano Lima (MDB) – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e pelos vereadores Antônio da Silva Alcântara (PT), Kleiton do Bar (MDB), José Dener (MDB), Dedé da Topique (PT do B) e Ribamar da Topique (PRB). Também estiveram no palco Maria Valdinete – Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Francisco Costa – Articulador Municipal do Selo UNICEF, Cleiton Costa – Presidente do CMDCA, Laís Mery – Representante do Conselho Tutelar e André Tanaka – Representante da Família de Sérgio Ricardo Costa Carvalho, que dar nome à praça da Varjota.

A Brinquedopraça faz parte das ações do Programa Mais Infância Ceará, especificamente do pilar tempo de brincar, que constrói e revitaliza espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.

Homenagem

A Prefeitura de Várzea Alegre homenageou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, outorgando para ela Menção Honrosa pela inauguração da Brinquedopraça e Academia Popular.

Onélia Leite Santana citou por várias vezes sua alegria por ver as crianças felizes recebendo a Brinquedopraça. Ela disse que o Governo do Ceará vem inaugurando várias unidades desse equipamento no estado através do programa Mais Infância Ceará, sendo ao todo 140 equipamentos desse tipo, os Centro de Educação Infantil e as praças Mais Infância, que são maiores. “O programa Mais Infância Ceará é muito envolvente, sendo um dos pilares a ocupação de espaços com a Brinquedopraça, beneficiando as crianças no seu desenvolvimento”, disse.

A primeira-dama destacou que é importante investir na infância e que a neurociência está aí para provar isso. “Criança precisa de lazer e criança brincando se desenvolve integralmente”, falou.

Onélia Leite citou ainda a parceria com as prefeituras para a agilidade da construção dos equipamentos do Mais Infância Ceará, que empenhadas agilizam os processos, diminuindo a burocracia.

Zé Helder, disse que estava feliz, porque, recentemente recebeu o governador Camilo Santana (PT) para a inauguração do CEI Tia Luizinha, quando também ele anunciou novas obras como o Sinalize para o trânsito que já está acontecendo, recapeando o asfalto de várias ruas da cidade, a construção da mini-areninha “Chapada”, que a Prefeitura já faz a terraplanagem do terreno e ainda o compromisso firmado pelo governador com a construção de um novo mercado público e com a área da segurança.

O prefeito destacou que a condição organizada do município para receber esses benefícios é importante, como falou Onélia Leite, mas a ação do governo do Estado de levar esses equipamentos para praticamente 100% dos municípios do Ceará é de fato muito importante.

No caso da Brinquedopraça as crianças encontram um espaço para crescer e se desenvolver brincando, com relação a Academia Popular, os adultos tem como praticar atividades físicas perto de casa.

O prefeito enfatizou que essas ações são de construção da cidadania e que o seu governo e o governo do Estado são parceiros nessa meta de formar cidadãos.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Augusto César