Idosos são beneficiados com atividades físicas

779

A Prefeitura de Boa Vista incrementou as atividades do programa Cabelos de Prata com práticas esportivas. As aulas são realizadas duas vezes por semana e ajudam a melhorar aspectos como a capacidade motora, circulação sanguínea e convivência social, garantindo qualidade de vida para quem chegou à terceira idade.

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro União, as atividades acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30. Participam cerca de 100 idosos. Antes das atividades, eles passam por uma avaliação inicial, onde é verificada a pressão arterial.

As aulas incluem dança, dinâmicas, coral e exercícios físicos, adaptados às condições físicas e motoras dos idosos. “As atividades físicas estão ligadas à música e a dança como uma forma de envolver a participação ativa dos nossos idosos. Temos a contribuição de uma equipe capacitada da FETEC que busca sempre novos elementos para motivar os integrantes do programa”, destacou a secretária municipal de Gestão Social, Edileusa Gomes.

A idosa Rita Maria do Nascimento, 62, frequenta o núcleo do bairro União há seis anos. Para ela, a atividade física trouxe benefícios como o fortalecimento da musculatura. “Eu acho as atividades maravilhosas. Sinto que me fortalece mesmo, além de ser muito animado”, destacou. Já o aposentado Manuel Souza, 72, integra o programa à pouco tempo, mas não perde a oportunidade de participar das aulas. “Eu acho muito bom. A gente se sente bem melhor e confraterniza com os amigos”, disse.

A atividade física melhora a capacidade do idoso ao desempenhar tarefas do cotidiano, contribui no equilíbrio, combate a depressão, além de reduzir a ocorrência de acidentes, estimulando os reflexos. As aulas esportivas são ofertadas nos sete núcleos do programa, beneficiando, gratuitamente, cerca de 500 idosos da capital.

Secom/foto:PMBV