Idosos do Viva Melhor Idade concluem programa de alfabetização

828

JKI_2245O Governo de Roraima, por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento, do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e da Educação (SEED), realizou nesta sexta-feira (13), no Viva Melhor Idade (Centro de Referência do Idoso), a entrega de certificados para 16 idoso que participaram do Programa Brasil Alfabetizado.

O objetivo do programa é promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Além disso, contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. A turma 2013 para o público da terceira idade foi formada, exclusivamente, por usuários do Viva Melhor Idade, que ao longo de oito meses foram acompanhados por uma profissional da área de educação.

“Buscamos essa parceria, para que pudéssemos oferecer aos nossos idosos oportunidades de acesso à educação. Muitos deles não puderam, quando jovens, entrar em uma sala de aula e hoje estão alfabetizados. É uma alegria muito grande poder proporcionar essa conquista tão especial pra eles”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.

Um dos alunos, Evandro de Andrade, 63 anos, afirma que o momento é de comemoração. “Minha sensação é que, a partir de agora, eu existo para o mundo. As pessoas não sabem a emoção que senti ao escrever meu nome pela primeira vez. Estou muito feliz e grato pela iniciativa”, falou.

BRASIL ALFABETIZADO – Em Roraima, o programa é desenvolvido pelo Governo do Estado desde o ano de 2009 e durante estes quatro anos, mais de 3 mil pessoas de todos os municípios já foram atendidas. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade e tem como objetivo apoiar técnica e financeiramente os projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos.

VIVA MELHOR IDADE – A unidade oferece, gratuitamente, a quase 700 idosos diversos serviços nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer e cultura. Os usuários são acompanhados por uma equipe formada por mais de 200 profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, enfermagem, odontologia, geriatria, fonoaudiologia, assistência social e pedagogia.

Ascom: Setrabes