Hepatites Virais – Unidades Básicas realizam campanha educativa

803

O trabalho de prevenção às hepatites está sendo intensificado na rede municipal de saúde. As ações fazem parte da mobilização pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28 de julho). A programação segue até o dia 2 de agosto com distribuição de panfletos informativos, realização de testes rápidos para Hepatites B e C, HIV e Sífilis e vacinação conta a Hepatite B.

São realizadas ainda atividades educativas sobre as hepatites virais nas unidades básicas de saúde e escolas; visitas de técnicos da Vigilância Sanitária para orientação e distribuição de material educativo nos salões de beleza e estúdios de tatuagem; distribuição de preservativos masculinos e femininos e notificação dos casos suspeitos.

Nesta quarta-feira (24), as equipes realizarão as atividades, no período da manhã nas unidades de saúde dos bairros Jardim Primavera, Centenário, Buritis, Pricumã, Alvorada, Mecejana e Conjunto Cidadão.

Durante a mobilização a equipe da Coordenação de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), incentiva a realização de atividades de prevenção, estímulo ao diagnóstico das hepatites virais, além de orientar a população sobre a transmissão da doença e reforçando a prática do sexo seguro.

“A programação visa ampliar o diagnóstico precoce da doença, ao mesmo tempo que acolhe as pessoas com diagnóstico positivo nas redes de atenção à saúde, oferecendo acesso ao tratamento e acompanhamento. Por isso, vamos desenvolver ações de prevenção nas unidades básicas de saúde, escolas, salões de beleza e outros espaços públicos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes.

 

Doença – Algumas situações de exposição determinam o risco de contaminação. O contágio fecal-oral, que transmite os vírus A e E, está relacionado às condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos. Já os vírus B, C e D podem ser transmitidos por meio da relação sexual sem preservativo, seringas compartilhadas, agulhas, lâminas, alicates de unha e outros objetos perfurantes ou que cortam. Esses tipos também podem ser transmitidos de mãe para o filho durante a gravidez, o parto e amamentação.

Secom:PMBV