Governo Municipal de Várzea Alegre divulga os homenageados com a Medalha Papai Raimundo em 2019

113

Depois de várias reuniões de trabalho, com o prefeito Zé Helder e equipe organizadora do evento de outorga da Medalha Papai Raimundo, o Governo de Várzea Alegre, anunciou nesta terça-feira, 13, os nomes dos 10 homenageados com a comenda.

São eles: Estevaldo Leandro de Sousa – Ex-vereador; Francisco Hermi Cézar Batista Sátiro – Empresário e ex-secretário de Saúde; Francisco José Vieira de Figueiredo Correia – Advogado  e empresário; Luiz Afonso Diniz Júnior – Empresário e advogado; Luiz Vieira de Moraes – Empresário; Maria Celma Araújo Souza – Ex-vereadora, enfermeira e professora; Nicolau Bezerra da Costa – Médico; Odilon Máximo de Morais – Professor; Raimundo Batista de Menezes Filho – Médico; e Raimundo Fernandes de Almeida – Empresário.

A solenidade de entrega da Medalha Papai Raimundo, na sua 9ª edição, será no sábado, 24 de agosto, às 09h, no auditório Josué Alves Diniz, da Escola Municipal Dr. Pedro Sátiro.

A Medalha Papai Raimundo, é concedida anualmente a 10 personalidades, nascidas em Várzea Alegre ou não com reconhecida prestação de serviço à população do município. Até o ano de 2018, 82 pessoas foram agraciadas com a medalha. Fato excepcional é que no ano de 2016, foram agraciados com a comenda apenas 7 pessoas.

Para o prefeito Zé Helder, a Medalha Papai Raimundo é a comenda de maior importância para o município por prestar homenagem ao fundador de Várzea Alegre, Raimundo Duarte Bezerra (Papai Raimundo). “Então, essa medalha é importante porque carrega o peso da nossa história, homenageando as pessoas que continuam prestando serviços que colaboram com o crescimento do município e progresso de nossa gente”, disse.

Todos os homenageados com a Medalha Papai Raimundo de 2011 a 2018

27/08/2011

01 – ANTONIA OTONITE DE OLIVEIRA CORTEZ

02 – FRANCSICO FEITOSA VILAR FILHO

03 – JOÃO DE CARVALHO PIMPIM

04 – JOSÉ BITU MORENO

05 – JOSÉ MOTA MENDES

06 – PAULO DANUBIO DE CARVALHO COSTA

07 – PEDRO ALVES DE MORAIS

08 – PEDRO SÁTIRO

09 – RICARDO OLIVEIRA DA SILVA

10 – ROSA AMÉLIA CORREIA DINIZ

25/08/2012

11 – ANTONIO AFONSO BEZERRA LIMA

12 – CARLOS KLEBER PINHEIRO CORREIA

13 – OTO DE OTONI CARVALHO

14 – FLÁVIO COSTA CAVALCANTE

15 – LUIZ JOSÉ DE SOUZA (LUIZ PRETO)

16 – MARIA LAIS IOLANDA COSTA

17 – MARIA MIGUEL DE OLIVEIRA (ROSINHA)

18 – RAIMUNDO CORREIA FERREIRA

19 – FRANCISCO RIVÔNIO DE MORAIS PINHO

20 – TIBÚRCIO BEZERRA DE MORAIS NETO

24/08/2013

21 – ALMINO GABRIEL VIANA

22 – FRANCISCO JOSÉ PINHEIRO

23 – IDELFONSO VIEIRA DA SILVA

24 – JOÃO ALVES DE LIMA

25 – JOÃO ANONIAS VASCONCELOS NETO

26 – JOAQUIM WASHINGTON DE OLIVEIRA

27 – JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA

28 – JOSÉ GONÇALVES BEZERRA

29 – JOSÉ HELDER MÁXIMO DE CARVALHO

30 – LUIS LUCIANO E SILVA

31 – MARIA DAYSE DINIZ

32 – RENATA ALENCAR RAFAEL

23/08/2014

33 – ANTONIA FEITOSA BITU

34 – ANTONIO DO CARMO COSTA

35 – CID FERREIRA GOMES

36 – DAGOBERTO DINIZ SOUSA

37 – DOMINGOS GOMES DE AGUIAR FILHO

38 – FRANCISCA MENEZES ROLIM (DONA IACI)

39 – JAIRO ALVES DINIZ

40 – PAULO CÉSAR CLEMENTIO

41 – VALDECI ALVES CORREIA

42 – RAIMUNDO SÁTIRO

22/08/2015

43 – ANA LEANDRO BEZERRA

44 – ANTONIO FRANCISCO DA SILVA

45 – ANTÔNIO ROLIM DE MORAIS

46 – DOMINGOS G. DE AGUIAR NETO

47 – JOSÉ SÁVIO TEIXEIRA PINHEIRO

48 – CAMILO SOBREIRA DE SANTANA

49 – GUSTAVO CORREIA DE OLIVEIRA

50 – JOSÉ NOBRE GUIMARÃES

51 – MACIEJ ANTONI BABINSKI

52 – MANOEL VANDIR VIANA

53 – RAIMUNDO HÉLIO BATISTA

27/08/2016

54 – ELIHUA NOGUERIA EUFRÁSIO

55 – FRANCISCO BATISTA ROLIM

56 – IDELCI LEITE COSTA

57 – MARIA AMÉLIA DINIZ E MACÊDO

58 – MARIA IRISMAR SOARES DE SOUZA

59 – RAIMUNDO DE SOUSA CARVALHO

60 – SÉRGIO PINTO DE CARVALHO

26/08/2017

61 – ANA FERREIRA ROLIM

62 – CRISTIANA BITU DE FREITAS

63 – FRANCISCO BATISTA ALVES

64 – FRANCISCO MARCO FILHO

65 – GVS SPORT

66 – JOSÉ BATISTA ROLIM

67 – JOSÉ CAROLINO DO NASCIMENTO

68 – JOSÉ SARTO NOGUEIRA MOREIRA

69 – JOSIMAR CUNHA RODRIGUES

70 – MARIA VALDINETE SILVA

71 – NILO SÉRGIO VIANA BEZERRA

72 – SAMOEL MOREIRA DE HOLANDA JÚNIOR

25/08/2018

73 – CARLOS RENIR CORREIA LEANDRO

74 – CARLYLE AQUINO SÁTIRO OLIVERIA

75 – FRANCISCA SILENE RIBEIRO DE HOLANDA

76 – FRANCISCO BEZERRA QUINCAS

77 – FRANCISCO VANDERLEI DE SOUZA FREIRE

78 – JURANI OLIVEIRA CLEMENTINO

79 – LIDUINA DE SOUSA

80 – LUIZ CAVALCANTE

81 – MARIA NILTA COSTA

82 – RAIMUNDO FELIX DA SILVA

História

RAIMUNDO DUARTE BEZERRA “PAPAI RAIMUNDO” – O FUNDADOR DE VÁRZEA ALEGRE

Uma peculiaridade que marcou Várzea Alegre, desde os tempos mais remotos, tem sido a preferência pelo nome Raimundo. Com efeito, tornou-se comum existirem Raimundos em todas as épocas e no seio de todas as famílias.

O fenômeno origina-se, em parte, na mística do santo padroeiro, todavia a verdadeira origem é ainda antiga e se assenta na figura histórica de Raimundo Duarte Bezerra, imortalizado pela alcunha afetiva de Papai Raimundo.

Passados mais de dois séculos do seu nascimento, ouve-se, hoje, com bastante frequência, a indagação: quem foi Papai Raimundo? O que fez esse personagem tão famoso, cuja história está meio adormecida lá nos confins dos tempos?

Como resposta, podemos assegurar que Raimundo Duarte Bezerra foi o principal ascendente das origens varzealegrenses e fundador da cidade.

Nasceu em 1767, no sítio Lagoas, distrito de Canindezinho, filho de Francisco Duarte Bezerra e Bárbara de Morais Rêgo. Era neto de Bernardo Duarte Pinheiro e Ana Maria Bezerra, ele o primeiro colonizador do município de Várzea Alegre, aqui instalado em 1718, no tempo do Brasil colônia, há mais 300 anos.

Casou-se com Teresa Maria de Jesus, no dia 20 de agosto de 1788, e escolheu as terras, onde depois surgiu a cidade de Várzea Alegre, para edificar sua casa e estabelecer-se. Reza a tradição, que a casa ficava bem próxima à lagoa e que em torno dela outras habitações surgiram. Foi erigida uma capela e formou-se o embrião de um povoado que viria a ser Várzea Alegre, num futuro tão distante.

Papai Raimundo tinha ancestrais portugueses, pernambucanos, piauienses e dos Inhamuns. Sua mulher era neta de João da Cunha Gadelha, fundador do distrito de Naraniu. Do casamento nasceram oito filhos que cresceram ao lado dos pais, ocupados nos afazeres próprios de uma fazenda de plantar e criar, segundo o modelo da época. Destaque para Major Joaquim Alves, o principal responsável pela doação das terras a São Raimundo Nonato. Os registros cartoriais, apesar de algumas controvérsias, revelam que Raimundo Duarte Bezerra teve seis irmãos, com relevância para Manuel Antônio de Morais (o velho Morais) e José Bezerra da Costa, também responsáveis por numerosas proles. Mas era ele o líder e foi ele o nome que mais se identificou com as origens da cidade, por ter fixado residência aqui. Depois de ficar viúvo, Papai Raimundo contraiu um segundo casamento e dessa vez com Ana Maria dos Passos, que era filha de Antônio Correia Lima e Damiana Pereira. Desse casamento nasceram mais nove filhos. Destaque para Idelfonso Correia Lima (Major Idelfonso), que seria importante personagem na história política do vizinho município de Lavras da Mangabeira.

Rodeados de filhos, genros, noras, netos, sobrinhos e afilhados, vivia o nosso patriarca devotado ao trabalho e à família. Sua bondade era tanta que lhe valeu a alcunha afetiva de Papai Raimundo.

Faleceu em 1840 deixando com à família um legado que o tempo não destruiria. O sítio por ele implantado prosperou, tornou-se povoado, depois vila e hoje é esta cidade tão simpática, generosa, hospitaleira e progressista. Esta é a razão pela qual ainda hoje cultuamos a memória de Raimundo Duarte Bezerra. A história reconheceu a sua importância e para nós esta terra será sempre a Várzea Alegre de Papai Raimundo.

Tibúrcio Bezerra

Autor; DA REDAÇÃO COM ASCOM/ Post: Pedro Renan.