Governador Anchieta autoriza conclusão do último trecho de asfalto na Rodovia 325

690

A rodovia 325, conhecida como a estrada da produção, que liga os municípios de Alto Alegre a Mucajai, vai receber mais 30 km de asfalto. O único trecho que falta ser asfaltado fica entre as vilas de Samauma e Penha, em Mucajai. A ordem de serviço para iniciar o asfaltamento foi assinada neste sábado (16), na vila de Samauma, pelo governador José de Anchieta em solenidade que reuniu produtores e lideranças políticas daquela região. O asfaltamento da RR-325 era uma antiga reivindicação das comunidades agrícolas que estão localizadas ao longo das vilas Samauma, Penha e Apiaú. Os serviços iniciam nesta segunda-feira (18), com recursos na ordem de R$ 22,8 milhões, oriundos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste).  O prazo para conclusão dos serviços será de 12 meses.
O comerciante Pedro da Farmácia, um dos moradores mais antigos da Vila Samauma falou em nome da comunidade. Ele agradeceu a dedicação que o governo do Estado tem demonstrado com a região e lembrou a época que os produtores ficavam isolados por causa da estrada intrafegável.
“O sofrimento era muito grande nesta região. Ficávamos até três, quatro dias na estrada para chegar a Boa Vista. Quando uma pessoa adoecia era um tormento. Hoje levamos 50 minutos para chegar a capital. Estamos muito felizes com este avanço”, disse.
A RR-325 reúne milhares de pequenas e médias propriedades rurais que são responsáveis por uma grande parte da produção de frutas, hortaliças além de ter uma pecuária forte.
Outro morador que festejou a chegada do asfalto foi o comerciante João Soares. Ele mora na vila de Apiaú há 15 anos e acaba de construir um pequeno mercadinho na vila da Penha que está recebendo o asfalto.
“Este é um sonho. Nunca imaginamos que um dia íamos ser beneficiados com uma obra desta. As nossas terras valorizaram e o comércio na região vai crescer. Estamos muito esperançosos em um futuro melhor para as nossas famílias”, destacou João.
O administrador da vila de Samauma, Eder da Silva Souza, explicou que a situação mudou muito com a chegada do asfalto de Alto Alegre até a vila e com a ligação até a cidade de Mucajai vai proporcionar mais condições de desenvolvimento para todos os produtores que sobrevivem do campo.
“As pessoas não escondem a felicidade. Todos desta região sofreram demais com as condições destas estradas. Hoje só temos que comemorar e pensar em um futuro promissor”, disse.
O prefeito de Alto Alegre, Jose de Arimatéia (Teca), explicou que a vila de Samauma tem uma particularidade por estar mais próxima da sede de Alto Alegre do que Mucajai.
Ele agradeceu a prioridade que o governador José de Anchieta tem dedicado à estruturação da malha viária do Estado e lembrou que o asfalto ligando os dois municípios vai gerar riqueza e desenvolvimento para quem mora na cidade e principalmente no campo.
“Estas colônias agrícolas são altamente produtivas e com uma estrada perfeita para o escoamento dos produtos temos a certeza que esta produção vai triplicar nos próximos anos. Todas as pessoas de Alto Alegre e de Mucajai vão ganhar com esta obra”, ressaltou.
O governador Jose de Anchieta disse que a satisfação é grande em assinar a ordem de serviço para completar o asfaltamento do anel da produção entre os municípios de Alto Alegre a Mucajai.
Ele lembrou que agora os moradores da região terão duas opções para chegar a Boa Vista tanto por Alto Alegre quanto por Mucajai. Anchieta esclareceu que o asfalto vai resolver definitivamente o problema das estradas que ficavam intrafegáveis na época das chuvas.
“Muitas vezes as pessoas em um momento de doença ou fragilidade precisavam se deslocar a Boa Vista e sofriam demais. Muitas crianças nasciam dentro das ambulâncias. Além de resolvermos este problema também vamos notar o avanço no escoamento da produção, a melhoria do transporte escolar, sem falar na grande valorização das terras”, argumentou.
O governador também destacou o grande avanço na eletrificação rural de Roraima por meio do Programa Luz para Todos. Ele explicou que o Estado tem mais de 20 mil colonos que precisam ser atendidos com a energia.
“Estamos trabalhando para atender a todos. Fizemos nove mil ligações e vamos chegar este ano a mais seis mil propriedades. Temos compromisso com estas pessoas e vamos procurar melhorar a vida delas”, complementou.
Pontes de madeira em vicinais
O governador anunciou que vai iniciar um projeto que prevê a troca de todas as pontes de madeiras localizadas nas estradas vicinais que estão recebendo asfalto. Ele explicou que vai buscar parceria com a bancada federal para agilizar em Brasília os recursos necessários para implementação das obras.
“Vamos trocar estas pontes de madeira por concreto. Não tem cabimento uma estrada confortável e termos ainda pontes de madeiras em estado precário”, afirmou.
Patrulha mecanizada – O governador também anunciou que as estradas vicinais de Alto Alegre, que formam a espinha dorsal com a RR-325, vão receber uma atenção durante o período do inverno rigoroso em Roraima.
Ele disse que o governo vai contratar patrulhas mecanizadas para Alto Alegre e Mucajai com o intuito de recuperar os pontos críticos para que o escoamento da produção e o transporte escolar não tenham problemas no inverno.

Jailton Cordeiro/Seinf