Glaucoma: entenda essa doença e conheça as formas de prevenção

303

glaucomaEssa é a principal causa de cegueira irreversível do mundo. Saiba como ela prejudica a visão e fique por dentro das atitudes para evitá-la.

Pressão no olho

O glaucoma é uma doença que ocorre quando a pressão ocular interna fica muito alta. Essa pressão não pode ser medida como a pressão arterial. Só um especialista consegue, com exames, detectar se há aumento. Aos poucos, a doença machuca as fibras do nervo óptico e, se não for tratada a tempo, leva à cegueira.

Células destruídas

A pressão interna do olho sobe quando o humor aquoso, líquido transparente que alimenta todas as estruturas do órgão, não é eliminado corretamente. É como se o tubo que deveria escoar o líquido ficasse entupido. Quando isso ocorre, as células nervosas da retina são destruídas, ocasionando a perda da visão.

Visão embaçada

A doença é bem traiçoeira. Em estágio inicial não apresenta sintomas. Quando a pessoa começa a sentir fortes dores de cabeça, vermelhidão e incômodo nos olhos, o glaucoma já está avançado. Daí a pessoa passa a enxergar com nitidez apenas o que está à sua frente. Ao redor, ela só vê borrões.

Gotinha salvadora

Quando a cegueira parcial se instala, não há como revertê-la. Mas o tratamento adequado impede a progressão do problema. A maioria dos casos é tratada com o uso de um colírio que reduz a hipertensão ocular. Comprimidos, laser e até cirurgia podem ser recomendados pelo oftalmologista.

Não fuja da consulta

Para evitar a doença, visite o oftalmologista uma vez ao ano para controlar a pressão intraocular. Os míopes devem redobrar a atenção. É que o formato de seus globos oculares favorece o glaucoma. Quem tem casos da doença na família, tem mais de 40 anos e é diabético também deve fazer uma investigação.

Combate ao glaucoma

Desde 2002, o Ministério da Saúde instituiu que 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. É uma maneira de dar visibilidade à doença e alertar a população sobre a sua gravidade. Muitas pessoas só a descobrem quando a visão está comprometida. Nessa data, várias instituições de saúde oferecerão exames gratuitos para medir a pressão intraocular.