Funcionários não aparecem na UPA/Caucaia e prejudica atendimentos.

3086

80% dos funcionários da UPA/Caucaia, deixaram de assumir o plantão neste domingo (26) de carnaval, que inicia às 19h. As cenas dramáticas se repetem todos os dias quando a população procura atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Caucaia não seria diferente.

As pessoas que foram neste domingo de carnaval (26), à noite na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caucaia, localizada no centro, entre as ruas Tobias Correia e Jerônimo Amaral, foram prejudicadas pela falta de atendimento, devido à ausência de cerca de 80% dos funcionários.

upa rogerio 4

Os guardas alegam que não tem funcionário e as pessoas estão sendo orientadas a procurarem o hospital municipal Dr. Aberlado Gadelha, muitos pacientes indo embora chorando e revoltados.

Na troca de plantão, marcada para as 19 horas, apenas 20% dos funcionários apareceram, um deles o técnico do raio X.

A falta de médicos em hospitais públicos tem prejudicado o atendimento em todo o Brasil e em Caucaia não seria diferente.

Indignados

upa rogerio

Um dos pacientes é o autônomo, Paulo Lima, que caiu de moto e mesmo assim não conseguiu atendimento para tratar um ferimento na perna.

Nem as crianças passaram por consulta, como é o caso da filha do motorista, Fred da Silva Lima, que levou a menina para UPA e pela falta de atendimento na teve que levar sua filha para o hospital.

O jornalista, Rogério Ribeiro, procurou a UPA com fortes dores no corpo, provavelmente uma virose, onde foi orientado pelos guardas a procurar outra unidade de saúde.

rogerio upa 5

Uma moradora, que não se identificou, definiu o atual cenário da saúde pública deixada pela ex-gestão como “revoltante e lamentável”. “Acredito que a nova gestão do prefeito Naumi Amorim tem grandes desafios pela frente, porém acredito na sua gestão” disse.

A longa espera para uma consulta tem deixado os pacientes inconformados com a situação, com a sensação de descaso.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro