FRONTEIRA – GGI a discute segurança pública em quatro municípios

683

Com foco no fortalecimento das políticas de Segurança Pública em faixas de fronteira, a Câmara Temática de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) esteve em Rorainópolis, Caracaraí e Pacaraima. Os representantes da Segurança Pública do Estado foram conversar com os prefeitos, vereadores, delegados de Polícia, comandantes das Companhias da Polícia Militar e os moradores sobre os problemas enfrentados na região e buscar soluções que venham fazer frente a essas demandas.

A primeira reunião aconteceu na cidade de Rorainópolis, na manhã de quarta-feira, 03. Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública e presidente do GGI, Francisco Sá Cavalcante, o Comandante do Policiamento do Interior, coronel Egberto Lima, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior, Wesley Costa de Oliveira, o interlocutor da Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), delegado Jimmy Santana, o prefeito da cidade, Adilson Soares de Almeida, vereadores, o comandante da 3ª Companhia Independente da PM, major Cruz Neto e moradores.

Foi apresentada a estrutura do GGI, seu funcionamento e destacado a necessidade de uma maior integração dos órgãos de Segurança Pública, cooperação por parte da sociedade e a manutenção de uma articulação que vise o combate mais eficaz da criminalidade.

Os moradores apresentaram a preocupação com o tráfico de drogas na cidade, o aumento do número de jovens entre 14 e 18 anos consumindo álcool e envolvidas na prostituição.

A mesma equipe esteve em Caracaraí, durante toda a tarde de quarta-feira, onde conversou também com os moradores, o delegado da cidade Clayton Ellwanger, o comandante da 2ª Companhia Independente da PM, major Antero  e o prefeito Enildo Júnior. Eles compartilham a mesma preocupação com o avanço do tráfico de drogas na cidade e pediram providências em relação à Delegacia da Cidade.

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 05, a equipe esteve no município de Pacaraima, onde a reunião contou com a presença do vice-prefeito Jonas Marcolino, vereadores, do comandante da 1ª Companhia da PM, major Maia, do delegado de Polícia Edson Pessoa, representantes do Conselho Tutelar e de moradores.

Em Pacaraima, além da preocupação com o tráfico de drogas, o contrabando, o descaminho de combustível, os moradores falaram de problemas como tráfico de pessoas e de problemas no trânsito, dentre elas a de menores dirigindo veículos.

Tendo em vista as demandas dos municípios, o secretário de Segurança Pública falou que estão sendo planejadas ações integradas entre o DPJI e CPI para esses municípios.

Disse ainda que apresentou a sugestão de criação do GGI municipal, com apoio da Secretaria de Segurança Pública, o que foi aceito pelos prefeitos e vereadores dessas cidades.

Quanto a Delegacia de Caracaraí, Sá Cavalcante informou que já existe um projeto de construção da delegacia daquele município.

“O diretor do DPJI nos adiantou que o projeto foi licitado e Caracaraí vai ganhar uma delegacia moderna, nos moldes do 5º DP”, disse.

Ascom/foto:SESP-RR