Foliões de todas as idades conferem as atrações da segunda-feira de Carnaval em Fortaleza

100

Fortalezenses e turistas agitaram os sete polos que compõem o Ciclo Carnavalesco de 2019

A programação da segunda-feira de Carnaval da Capital, promovida pela Prefeitura de Fortaleza, contemplou apreciadores das mais diversas vertentes do cenário cultural. O repertório trazido por Diogo Nogueira, atração principal do Aterro da Praia de Iracema, agitou uma multidão que cantou, a uma só voz, grandes sucessos do samba e da música popular brasileira.

Diante de uma plateia plural e animada, o artista, diversificando a apresentação, interpretou canções consagradas no cenário nacional. Sucessos de Lulu Santos, Cazuza, Djavan e Zeca Pagodinho abrilhantaram a noite. “Maravilha estar aqui em Fortaleza participando deste carnaval maravilhoso”, disse Diogo Nogueira.

Dos tradicionais aos contemporâneos, fortalezenses e turistas, fantasiados ou não, compuseram o cenário de alegria instalado à beira mar. O aposentado Antônio Webster, de 71 anos, levou a esposa ao Aterro da Praia de Iracema e garantiu não ter se arrependido. “Nós estamos juntos há 45 anos e moramos aqui pertinho. Todos os anos, a gente curte, pelo menos, um dia de folia de Carnaval. Ela escolheu vir hoje por causa do Diogo Nogueira”, contou, bem-humorado.

Maria Helena Dias, turista sergipana, acompanhada da família, chegou cedo ao local da festa, garantiu um bom lugar e assistiu, ainda, às apresentações do Grupo Sambadelas, de Mel Mattos e de Carla Cristina. “Amo a cidade de Fortaleza. O carnaval está com tantas opções, que fico perdida, sem saber o que escolher. Vim ver o Diogo Nogueira aqui na Praia porque sou fã, mas amei as primeiras atrações de hoje. Clima muito positivo”, considerou.

A secretária-executiva da Cultura do Município, Paola Braga, reafirmou a consolidação de Fortaleza como cidade carnavalesca de destaque no Brasil. “A Secultfor recebeu essa missão, dada pelo prefeito Roberto Cláudio, de trazer tanto público ao nosso carnaval quanto trazemos ao pré-carnaval. A Cidade está linda. Estamos conseguindo. Todos os polos estão lotados. Fortaleza respira carnaval”, disse, acrescentando que cerca de 160 mil turistas estão em Fortaleza e devem permanecer até o fim do feriado.

Uma das atrações da noite, a baiana Carla Cristina, ex-integrante da banda As Meninas, comentou a relação afetuosa que nutre com o público da capital cearense. “Eu tenho verdadeira loucura por Fortaleza. Sou amante declarada. É um prazer enorme estar aqui. Uma sensação incrível subir ao palco para fazer a alegria neste carnaval”, discursou.

A estudante Laiana da Silva avaliou positivamente a logística operacional estabelecida pela Prefeitura para assegurar a tranquilidade das festividades, o que envolve esquema especial de trânsito, transporte, limpeza e segurança. “Cheguei com facilidade. Tenho achado seguro. Está dando para aproveitar de forma tranquila”, declarou.

Folia descentralizada
Ao longo de todo o dia, com festividades distribuídas por sete polos distintos, os foliões curtiram atrações que demonstram a pluralidade de referências carnavalescas locais e nacionais.

A Avenida Domingos Olímpio, o Mercado dos Pinhões, o Mercado da Aerolândia, o polo da Mocinha, o Passeio Público e o Benfica também foram palco de celebrações inerentes ao período.

Polo da Mocinha
No polo da Mocinha, reduto do samba fortalezense, diversos foliões, concentrados desde o final da tarde, curtiram a atração fixa destinada ao espaço, o Bloco Num Ispaia Senão Ienche.

“Mocinha é Mocinha. Não dá para concorrer com nenhum outro. Sou frequentador e gosto demais, por isso, sou suspeito para opinar. Mas quem vem não se arrepende”, defendeu o arquiteto Luiz Carlos Ferreira.

Presentes na ocasião, comerciantes e vendedores estimaram, de forma otimista, a potencialização das vendas durante o período. “Aqui, nesta barraca, eu tenho tudo o que o folião precisa. Água, cerveja, refrigerante. Tenho vendido bem. Mas sempre dá para melhorar. Eu torço para que o lucro aumente a cada dia, até o último minuto da terça-feira”, afirmou a ambulante Carolina Rocha.

Mercado dos Pinhões
Importante polo carnavalesco, o equipamento vem se consolidando, a cada ano, como um dos destinos preferidos dos foliões. No local, a animação iniciou cedo, logo ao pôr-do-sol, e foi comandada pelas atrações Farra DusBons e Bloco Geração Coca-Cola.

Para Jean Dumont, vocalista da banda Farra DusBons, participar da programação do Carnaval de Fortaleza, revisitando clássicos da música brasileira, consiste na realização de um sonho. “A sensação que me dá é a de que o fortalezense está voltando a amar o carnaval da sua terra. Para mim, é uma realização muito grande ter tido nosso projeto aprovado este ano. A valorização dos artistas locais pela Prefeitura e pela população é algo que nos fortalece e nos motiva a fazer um trabalho cada vez melhor”, acrescentou.

A funcionária pública Regina Ferreira caprichou na fantasia e afirmou ter acertado na escolha para o dia de festividade. “Nunca tinha vindo ao Mercado dos Pinhões no Carnaval, sempre ficava pela Mocinha ou viajava, mas é sempre bom dar uma chance a novos lugares. Estou gostando bastante”, comentou.

Outros polos
No tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio, a programação de segunda-feira contou com desfiles de blocos e de cordões. O show de encerramento foi protagonizado pela cantora Jord Guedes. Já o carnaval do Mercado da Aerolândia recebeu a Banda Fortaleza Folia.

No Passeio Público de Fortaleza, a festa foi da criançada, com apresentação do Trio Aquarela. No Benfica, a programação começou mais cedo, sempre com uma atração infantil, e seguiu até de noite. Apresentaram-se: Banda Pacote de Biscoito; Alê Eloi; Bloco do Prazer, com Lídia Maria; Jord Guedes; Bloco Luxo da Aldeia; e Projeto Tambores Ancestrais na Noite Escura – Orquestra Solar de Tambores.

Ciclo Carnavalesco
O Ciclo Carnavalesco 2019 traz o tema “Liberdade que faz Brilhar Nossa Alegria” e homenageia Tia Simoa, figura histórica na luta pela liberdade do povo negro cearense, e Arnaud Silvério, fomentador cultural e um dos fundadores da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce). Uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com patrocínio oficial da marca Skol.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Thiago Gaspar