Festa de Santo Antônio de Barbalha tem data e eventos definidos em 2019

104

A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha já tem data e eventos definidos para este ano. Em encontro realizado nessa sexta-feira, 8, na Secretaria de Cultura e Turismo, os festejos ficaram marcados  para o período de 1° a 13 de junho próximo, sob a coordenação da Prefeitura e Paróquia Santo Antônio com apoio dos Governos Federal e do Estado. Diante da sua importância para a sociedade e para o Município, a festa tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e do Ceará, respectivamente, em 2015 e em 2018.

A Festa de Santo Antônio começa com a Noite das Solteironas, no dia que antecede a abertura oficial, onde ocorrem Missa Solene, desfile folclórico, o Pau Mirim e o Cortejo do Pau da Bandeira. Na programação, quermesses, novenas e procissão, bem como Feira de Negócios, simpósios e cursos. Também mantidos, as apresentações culturais, o Casamento das Noivas de Santo Antônio e os shows, no Parque da Cidade. Durante a festa, será intensificada a Campanha contra a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No âmbito do Município, estão formadas comissões com representantes das secretarias e órgãos diretamente envolvidos com o evento. Funcionará também um grupo gestor para o qual, no dia 13, será feita a convocação de três entidades da sociedade civil. Uma nova reunião para tratar de outras providências relacionadas à Festa de Santo Antônio de Barbalha está agendada para o próximo dia 22 de fevereiro.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Ascom