Feira mostrou o fortalecimento da indústria em Roraima

823

A 2ª Feira da Indústria e do Comércio (2ª Feind) se encerrou neste sábado (25) com grande sucesso, devido à participação de um grande público durante três dias no Palácio Latiffe Salomão. Para os empresários, o evento mostrou o crescimento e o fortalecimento do setor no estado de Roraima.

Mais de 50 instituições se mobilizaram no evento promovido pela Federação das Indústrias de Roraima (FIER), com apoio do Governo do Estado, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), do Banco da Amazônia, de instituições do sistema S, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Durante a feira, foi anunciado que o governador José de Anchieta estabeleceu um regime de cooperação com as entidades responsáveis pelo desenvolvimento econômico do estado. Além disso, uma medida foi criada para fortalecer mais o Distrito Industrial, através da criação de uma Portaria-Conduta. Com isso, haverá mais celeridade nos procedimentos de emissão de títulos definitivos e licenciamentos ambientais.

O diretor de Indústria, Comércio e Serviços, da Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan), Derval Furtado, afirma que o Governo do Estado tem intensificado sua política em favor do desenvolvimento da indústria local, através de incentivos fiscais e da revitalização do Distrito Industrial.

“O setor industrial é crescente e está se fortalecendo. Temos ouvido isso dos nossos empresários locais, que estão empenhados em promover o desenvolvimento. Isso só é possível graças à decisão de apoio do Governo, por meio da política definida pelo governador Anchieta”.

Para o empresário José Carlos Pinho, que veio para Roraima há dez anos, o estado é uma terra de oportunidades e possui grande potencial para os negócios. Prova disso são as grandes empresas que se instalaram aqui e que também se destacaram na feira.

“Acredito que muitos alcançaram o desenvolvimento ao decidir se mudar para Roraima. Com trabalho e determinação, a gente encontra o rumo certo e estou muito contente por hoje viver neste estado”.

Segundo Derval Furtado, a presença da população na Feira mostra o interesse que a sociedade tem pelo progresso. “Em comparação à edição do ano passado, o número de participantes simplesmente dobrou. São pessoas interessadas em um estado novo que, mesmo pequeno, está no caminho certo”.

Também com destaque da Feira, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) apresentou os trabalhos artesanais produzidos por reeducandos do sistema penitenciário. Mais de 30 itens expostos foram confeccionados a partir de material reciclado, como papel e palitos de madeira. A partir disso, surgem cestos, porta-objeto e outros itens de decoração.

De acordo com a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria, muitos dos artesãos já atuavam na área antes de entrar no sistema penitenciário e outros aprenderam o ofício após passarem por oficinas e cursos promovidos pela Sejuc em parceria com o Sistema “S”.

“Através deste trabalho, eles mostram à sociedade que estão buscando a reintegração e a ressocialização. Por meio da venda destes produtos, eles tiram seu sustento e o de sua família e aprendem sempre algo novo. As pessoas que visitaram o nosso estande ficaram maravilhadas com o trabalho deles”.

Secom/foto:Governo do Estado de Roraima