Fapepi realiza 1ª reunião técnica do Plano de CT&I para o Desenvolvimento Sustentável do Piauí

442

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) se reuniu nessa terça-feira (07) com representantes das instituições piauienses que participaram das oficinas de elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Brasileiro, publicado em setembro de 2014 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, explicou que o encontro foi o primeiro do cronograma de reuniões técnicas que têm o objetivo de lançar até janeiro de 2016 a publicação do Plano de CT&I que trate especificamente de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável do Piauí. “Nesse primeiro momento nós reunimos todas as pessoas que participaram das oficinas de elaboração do plano do Nordeste. Nos próximos 15 dias vamos consolidar esse documento e em outubro, na semana de ciência da ciência, tecnologia e inovação, vamos realizar uma audiência pública nos pólos de desenvolvimento de CT&I do estado: em Parnaíba, Picos e Teresina. E três meses depois teremos esse documento pronto para publicação”, informou.

Francisco Guedes disse ainda que o Plano de CT&I do PI abrange 20 anos e que parte dessas propostas também serão encaminhadas ao governador Wellington Dias e para a Secretaria de Estado de Planejamento para serem incluídas no próximo Plano Plurianual, contemplando, assim, os objetivos da Fundação para os próximos quatro anos.

Francisco Soares Santos Filho, Superintendente da Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), lembrou que em anos anteriores não havia articulação da Fapepi com outros setores de ciência, tecnologia e inovação. “É uma boa iniciativa da Fapepi em propor o plano estadual, tendo em vista que durante algum tempo não havia articulação com outros setores ligados à ciência e tecnologia. Então, é de suma importância que essa reunião inicie esse trabalho que vai trazer bons frutos para essa área no Piauí”, pontuou.
O professor Hermes Galvão, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi escolhido para coordenar a elaboração do Plano de CT&I para o Desenvolvimento Sustentável do estado. “É uma demanda urgente para o Estado estabelecer suas diretrizes de ciência, tecnologia e inovação. Uma vez que as metas estejam bem definidas, o investimento vai ser feito de forma mais efetiva e teremos um retorno mais rápido”, afirmou.

Autor/ Foto: FAPEPI