Famílias devem fazer o acompanhamento de saúde do Bolsa Família

550

A Prefeitura de Boa Vista está convocando as famílias beneficiadas do Bolsa Família para fazer o acompanhamento das condicionalidades de saúde do programa, atendendo aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Os beneficiários têm até o dia 10 de junho para realizar o acompanhamento.

 

Para fazer o acompanhamento, os beneficiários do programa devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa, portando o cartão do Bolsa Família. É necessário também levar os cartões de vacinação e da gestante, quando for o caso. Dentre as condições estabelecidas estão o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de até 7 anos, com medição, pesagem e vacinação em dia.

 

Mulheres entre 10 e 50 anos devem informar, caso estejam grávidas, e fazer o acompanhamento nutricional, com pesagem e medição. As gestantes devem
comparecer às consultas do pré-natal e realizar os cuidados nutricionais. O Município orienta também a realização do preventivo anualmente. Manter o quintal limpo, evitando qualquer foco do mosquito da dengue, é outra exigência.

 

A prefeita Teresa Surita destacou que as condicionalidades são necessárias para a permanência no Bolsa Família. “A família que deixar de fazer o acompanhamento está sujeita às penalidades estabelecidas no Programa, que inclui, por exemplo, o bloqueio no pagamento do benefício, por isso é fundamental que todos cumpram as exigências”, ressaltou Teresa.

 

A secretária municipal de Gestão Social, Edileusa Gomes pede que todas as famílias atendidas pelo programa realizem as exigências em tempo hábil, sem provocar tumulto. “É importante lembrar que o cadastramento é realizado o ano inteiro, em qualquer unidade básica de saúde, porém agora estamos cumprindo o prazo do Governo Federal”, disse.

 

Atualmente, o Município atende mais de 23 mil famílias através do Programa, das quais mais de 20 mil têm perfil para o acompanhamento da agenda de saúde. A Prefeitura de Boa Vista é referencia na gestão do programa. Além das ações oferecidas pelo gestor federal a serem desenvolvidas no âmbito do Programa Bolsa Família, o Município desenvolveu dois projetos que buscam incluir e atualizar o Cadastro Único.

 

Bolsa Família – É um Programa de transferência de renda do Governo Federal, em parceria com os municípios, que visa combater a fome e a pobreza de famílias em situação de risco. O foco são famílias com renda per capita de até R$ 140,00 mensais, e faz exigências das condicionalidades na área da saúde, educação e social. O objetivo é garantir condições de alimentação diária, possibilitar o acesso a serviços públicos e melhorar condições de vida das famílias.

Ascom:PMBV/foto divulgação