Família que Acolhe – Investimentos na primeira infância são os mais importantes

567

primeira infanciaAs crianças de Boa Vista agora terão atenção especial. A Prefeitura está desenvolvendo um projeto pioneiro para atender este público na etapa da primeira infância, de zero a seis anos. Pesquisas apontam que este é o período mais importante do desenvolvimento humano e o mais propício para investimentos na formação educacional, social, cultural e afetiva do ser humano.

Serão atendidas famílias com filhos matriculados nas Casas Mãe; adolescentes grávidas; gestantes inseridas no programa Bolsa Família, além de reeducandas grávidas do sistema prisional. “O Família que Acolhe vai servir como referência para o restante do país. Vamos integrar os serviços de educação, saúde e desenvolvimento social investindo na formação integral da criança, durante esse período da sua vida. Queremos oferecer o melhor para nossas crianças, para que se tornem cidadãos bem orientados, sabendo diferenciar seus direitos e deveres”, disse a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

A assistente social, Socorro Santos, é presidente da Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência e Tráfico para fins Sexuais de Crianças e Adolescentes; vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e membro do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A profissional fala com propriedade que programas voltados à primeira infância são de extrema importância. “O acompanhamento, principalmente da criança desde o nascimento, é muito importante, pois é neste período que o ser humano constrói seu caráter, estabelece vínculos e adquire valores. É de suma importância que existam políticas públicas voltadas para a criança e sua família nessa fase, porque isso reflete em atitudes positivas para o resto da vida”, afirmou Socorro.

Entre as ações previstas no programa estão o acompanhamento social às famílias; às gestantes; implantação da Universidade do Bebê; acesso a serviços básicos e especializados de saúde com acompanhamento pediátrico; acesso à educação com garantia de vagas nas Casas Mães e escolas municipais e implantação do programa educativo Leitura desde o Berço. “Quando a criança é bem acolhida, quando é amparada, recebe amor e orientação correta, ela terá responsabilidade. Quando se dá as condições necessárias para que ela possa se desenvolver plenamente, onde seus direitos sejam preservados, ela vai crescer longe da criminalidade. É tudo uma questão de acompanhar e orientar desde o início”, finalizou a assistente social.

Secom: PMBV