Falam-se tanto em terras vão acabar se afundando, diz Ivo Som.

958

Utilizando seu espaço na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima-ALE-RR, na manhã desta quarta-feira (07/08), o deputado estadual Ivo Som (PTN), destacou matérias vinculadas em vários meios de comunicação relacionada à multa aplicada na União e Funai sendo condenadas a pagar 500 mil reais por condições degradantes de trabalho dos servidores públicos federais concursados, que se encontram em áreas indígenas do Estado de Roraima, a condições degradantes no meio ambiente de trabalho.

De acordo com Ivo Som, as comunidades e os povos Indígenas vivem a mercê da Funai, que muitas vezes não os atende. “Nós estamos diante da realidade atual que demonstra a fragilidade do governo do PT. Vamos defender os Índios, os negros e os menos favorecidos” destacou o parlamentar.

Transferência de terras

Antigo território alçado a estado em 1988, Roraima tem cerca de 54% de seu território ocupado por terras indígenas e áreas de preservação. Em 2009, como contrapartida à criação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a União transferiu 6 milhões de hectares para o governo do estado definir a titulação, o equivalente a cerca de 25% do território estadual. A intenção do governo federal era permitir a regularização de 28.305 propriedades nos 15 municípios, com tamanho entre 80 e 1.500 hectares, cada uma. Agora, segundo o presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Luiz Fernando Migliorin, serão tituladas, no máximo, 18 mil a 20 mil propriedades, bem menos do que o previsto.

Ascom:Deputado Estadual Ivo som/Fotos:Yan Renato