Explosão em São Cristóvão deixa vítimas soterradas

438

Oito pessoas foram retiradas dos escombros, entre elas uma criança.

Dois restaurantes, uma farmácia e cerca de 20 imóveis de uma vila foram destruídos por volta das 3h da manhã por uma explosão na Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Bombeiros trabalham para controlar focos de incêndios e buscam vítimas. De acordo com o Corpo de Bombeiros até o momento oito pessoas foram resgatadas. Seis delas, entre elas uma criança, foram levadas para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro.

Segundo as primeiras informações, a explosão teria sido causada por um problema no sistema de gás. De acordo com um policial militar há uma denúncia de que nos fundos dos imóveis que desabaram haveria um depósito clandestino de botijões de gás. A polícia vai investigar essa informação.

bombeiros gas

Todo o entorno do imóvel localizado ao lado do prédio administrativo do banco Itaú foi destruído assim como fachadas de lojas, prédios e agências bancárias e fachadas de alguns prédios. Quase todas as janelas dos imóveis vizinhos vieram abaixo com a explosão e cerca de 300 pessoas moradores das proximidades desceram de suas casas com medo de desabamentos.

Os bombeiros estão trabalhando com máquinas pesadas, retroescavadeiras e serras elétricas em busca de sobreviventes. O Corpo de Bombeiros trabalha com bastante dificuldade no local. Um dos agentes passou mal em razão da forte fumaça e por isso os bombeiros trabalham no resgate utilizando cilindros de oxigênio.

De acordo com vizinhos dos imóveis desabados, a construção que explodiu seria de um restaurante de apenas um pavimento. Com a explosão um restaurante vizinho desabou também junto a outra farmácia. Mas a vila destruída nos fundos do restaurante possuía imóveis com dois andares. Um dos restaurantes teria passado por uma obra recente , mas que teria sido uma intervenção pequena.
Um dos moradores da vila, que ficou completamente destruída, é o encarregado de solda Eronildo Soares, de 47 anos. A casa dele desabou completamente, mas ele conseguiu sair com vida e ainda ajudou a salvar uma mulher com a filha.

— A minha casa começou a tremer, escutamos um barulho e um clarão em seguida . Quando o teto começou a desabar eu corri e ao sair vi uma casa já com a parede caída. Quando passei, uma parede da casa do vizinho caiu em cima da cama da esposa dele com a filha. Começamos a remover a parede, não sei como tiramos força para conseguir. Retiramos as duas dos escombros e o Corpo de Bombeiros chegou em seguida. Não sei se estão vivas, estou desesperado.

 

De acordo com um sobrevivente, ele acordou em baixo dos escombros e ficou quieto até escutar os bombeiros chegando para prestar socorro. Há focos de incêndio no local e bombeiros de diversos batalhões trabalham para controlar as chamas e buscar vitimas. Três lojas desabaram completamente que ficavam ao lado de uma pizzaria e cerca de 20 imóveis da vila localizada no fundo do restaurante

PAES ESTÁ NO LOCAL

O prefeito Eduardo Paes chegou ao local por volta das 5h30m. Ele conversou com o chefe executivo do Centro de Operações da prefeitura Pedro Junqueira. De acordo com Junqueira, um plano de contingência está sendo elaborado para impactar o menos possível a cidade como a inversão e o bloqueio de vias adjacentes ao local do acidente.

De acordo com o prefeito Eduardo Paes foi feito um contato com a Ceg que confirmou não ter redes de sistema de gás conectadas ao local.

— Até o momento os bombeiros continuam os trabalhos de resgate. Ainda não temos informações sobre vítimas fatais e como o local não possuía ligações com a Ceg é provável que a explosão tenha acontecido em razão da utilização indevida de butijões de gás. As investigações ainda estão em fase preliminar, mas até o momento a informação que temos é que teriam onze quitinetes na vila que teriam desabado com a explosão.

bombeiros 2

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que está interditado trecho da Rua São Luiz Gonzaga, entre o Campo de São Cristóvão e o Largo da Cancela, para ação do Corpo de Bombeiros. Há interdição também na Avenida do Exército, entre a Rua João Ricardo e o Campo de São Cristóvão.

Os motoristas procedentes do Campo de São Cristóvão devem acessar o desvio: Rua General Argolo, Rua General Bruce e Rua São Januário. Já aqueles vindos da Rua São Luiz Gonzaga devem seguir pela Rua João Ricardo. Neste momento, não há retenções. Agentes de tráfego orientam motoristas na região.

Autor: Alessandro Lo Bianco/Fotos:Thiago Lontra / Agência O Globo