Experimentações de comer: Instituto Cigano do Brasil apresenta comida Cigana e participa de palestra

1824

A culinária cigana encheu os olhos e o paladar dos participantes.

As ações propostas pelo artista Nivardo Victoriano, são experimentações de comer, onde a cada encontro o artista propõe sempre a partir de alguma comida, pensar e levantar eixos discursivos, onde ele provoca discussões e debates.

E nessa primeira oportunidade Nivardo, convidou o Instituto Cigano do Brasil-ICB, para contribuir com o tema: Importância do Povo Cigano na formação do povo cearense, onde o nosso Presidente do ICB, o Cigano Rogério Ribeiro falou sobre o tema juntamente com a representante da juventude Cigana, a Calin Rita Ferreira, mostraram a riqueza da culinária do Povo Cigano Calon e como ela é uma mistura de influências na formação do povo cearense, com comidas de origem cigana e uma história do prato que retrata o estilo de vida do povo cigano nas suas andanças por esse mundo.

O presidente do ICB, o cigano Rogério Ribeiro, fala sobre a satisfação de apresenta para as pessoas um pouco da comida cigana, “Um grande projeto, um orgulho e um prazer trazer um pouquinho da nossa culinária cigana. Nosso intuito é realmente este, mostrar nossa cultura além da dança, a musica, o artesanato, a leitura de mão e a nossa culinária, que tem potencial para grandes eventos.” destacou o cigano que agradeceu a oportunidade.

O artista João Felix compareceu ao evento e aprovou. “Achei bem interessante, fiquei surpreso com o paladar do prato, muito bom” disse o artista.

O evento também foi elogiado pelo médico Felipe Siqueira “Tá tudo perfeito, o evento maravilhoso, organizado, a comida cigana uma delicia” afirmou médico.

O Brasil é um país plural, com culturas herdadas dos milhares de migrantes recebidos e que ainda continuam a chegar. Assim, a culinária brasileira se tornou rica, não só nos sabores, mas também nas histórias.

Propõe a discussão

O artista Nivardo Victoriano propõe a discussão da presença e importância cigana no Ceará a partir do livro “O cearense” de Parsifal Barroso e do discurso Precisa-se do Ceará de Gilberto Freyre.

Prato cigano

A apresentação do prato Carnin com currupiche e paquiãins, (Frango, Banana com casca verde e arroz) prato típico da culinária cigana Calon, ficou por conta da calin Rita Ferreira, e foi servido ao público participante, só elogio.

O público aprovou e aplaudiu

O grupo Jim Calon, fez uma apresentação solo com a dançarina Maria Alice, os participantes puderam degustar, gratuitamente com um tempero da dança cigana.

O projeto

O projeto integra a programação projeto de programação, idealizado por Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta, editores da Revista Reticências em parceria com a produtora Assum Preto, aprovado no EDITAL DE PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DO MUSEU DE ARTE SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO 2016, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Onde, ao longo de seis meses, está prevista uma programação intensa composta por palestras, oficinas, laboratórios de criação, residência artística, desenvolvimento e lançamento de publicações, exposições, seminário, entre outros.

Serviço:
Experimentações de comer:
Importância do povo cigano na formação do povo cearense
26 de outubro de 2019, às 11h
Sobrado Dr. José Lourenço
Rua Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza – CE

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor/fotos: Ascom ICB