Excesso de frutas cítricas pode deixar dentes sensíveis

728

36056Após consumir este tipo de alimento, é preciso esperar 30 minutos para escovar os dentes

São muitas as possíveis causas da sensibilidade nos dentes. Algumas, como o bruxismo, são bastante conhecidas, enquanto outras não costumam ser associadas ao problema. É o caso do consumo de frutas cítricas, que podem ser inimigas da saúde bucal caso não sejam tomados os devidos cuidados.

Segundo explica o cirurgião dentista especialista em periodontia e implantodontia Rogério Penna, da NOAC Odontologia (GO), os ácidos das frutas cítricas enfraquecem os dentes e corroem o esmalte, causando danos e desconforto.

Morango, kiwi, tomate, laranja, limão, abacaxi, tamarindo e tangerina, além dos sucos destes frutos, podem levar ao problema e, se consumidos em excesso, podem representar um risco à saúde bucal.

Como evitar o problema?

Para combater o desgaste, não é preciso abrir mão dos alimentos cítricos. O especialista ensina que, após o consumo, é necessário fazer um bochecho com bastante água para eliminar a acidez.

“Além disso, é preciso esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes, caso contrário, as cerdas podem raspar o esmalte e acelerar ainda mais o processo de erosão dentária”, recomenda. “A saliva irá agir durante essa espera, garantindo a normalização do nível de acidez na boca e devolvendo os minerais aos dentes. Esta é a melhor prevenção contra as cáries”, afirma.

Outros causadores

Além das frutas e sucos cítricos, alimentos como vinagre, refrigerante e vinho também causam o desgaste dos dentes, devido à acidez. “Estes alimentos corroem o esmalte dos dentes, que é sua proteção. Em casos graves, o esmalte desmineralizado combinado com a má escovação, bruxismo e outros fatores pode levar à perda dental. É preciso passar frio dental e escovar dentes e língua após ingerir estas comidas”, recomenda o periodontista.

A orientação do especialista é não deixar de consumir estes alimentos, que são ricos em vitaminas, mas sim intercalá-los com outros não cítricos.