Esforço colegiado garante 1º vestibular da Universidade Aberta do Piauí

984

O presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (FAPEPI) Francisco Guedes, comemora o recém-lançado edital da Universidade Aberta do Piauí, que vai beneficiar inicialmente 60 municípios no estado, cada um com 50 vagas onde de acordo com o gestor capacitará três mil pessoas.

Durante entrevista concedida ao radialista Claudevândio Macedo, Francisco Guedes destacou a sistemática educacional do Brasil com a Universidade Aberta que atualmente, atende 87 municípios no Piauí.

Na avaliação do presidente da Fapepi, o governador Welinton Dias vem suprir a necessidade do ensino distância no estado, criando a Universidade Aberta do Piauí já que o presidente Michel Temer tem demostrado que não há interesse em investir nesse modelo de ensino “Em função disso é que o governador vem investir 26 milhões de reais em um esforço colegiado entre a Secretaria de Educação do Estado, a Universidade Estadual do Piauí, Fapepi e Coordenadoria de Mediação Tecnológica do governo do estado” disse Francisco Guedes.

Francisco Guedes acrescentou a importante ação da Fapepi no gerenciamento de bolsas para os docentes que atuaram em todo estado. ”Pra nós em quanto gestor da Fapepi nos sentimos felizes por gerenciar esse grande projeto que vai a alavancar o ensino superior no Piauí, à gestão das bolsas dos professores, dos tutores e auxiliares em cada município, e nos dedicaremos cada vez mais para que esse projeto se concretize” afirmou Francisco Guedes.

Outro fator importante ressaltado durante a entrevista pelo presidentes da Fapepi é a qualificação e requalificação dos profissionais que na avaliação de Guedes, trará geração de renda e crescimento educacional dos municípios piauienses.

Inicialmente, o curso disponibilizado será administração e será realizado por mediação tecnológica, assim como acontece na Uespi e na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Francisco Guedes defende a necessidade dos municípios em ter profissionais com essa graduação para que posteriormente se busque pôs graduação para o comércio, setor agropecuário e indústria de modo a impulsionar a cultura do empreendedorismo no Piauí.

As provas para a formação das primeiras turmas serão aplicadas no dia 06 de agosto e as inscrições poderão ser feitas a partir do dia 26 deste mês, exclusivamente no endereço eletrônico: http://nucepe.uespi.br.

Autor: Da redaçao com Claudevândio Macedo/Foto: Divulgação