Escola indígena: comunidade Tapuya Kariri, de São Benedito, recebe nova sede nesta quinta (7)

95

O Governo do Ceará inaugura, nesta quinta-feira (7/06), às 9 horas, a nova sede da Escola Indígena Francisco Gonçalves de Sousa, no município de São Benedito, para atender a comunidade indígena Tapuya Kariri. O governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Rogers Mendes, participarão da solenidade. Para construir e mobiliar a unidade de ensino, foi investido R$ 1,7 milhão, dos Governos Estadual e Federal.

O equipamento é composto de seis salas de aula, sala do professor, biblioteca, laboratório de informática, dependências administrativas (secretaria e diretoria), cozinha, cantina e pátio coberto.

Escolas indígenas

Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada e intercultural. A Educação Escolar indígena é uma modalidade da educação básica que visa à recuperação de memórias históricas, reafirmação de identidades étnicas, valorização de línguas e ciências dos índios, além de garantir acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas.

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional/Educação Escolar indígena, desenvolve ações de apoio à implementação da educação escolar para as diversas etnias presentes no Estado, contribuindo para a afirmação dos povos do Ceará como sujeitos de direito.

A rede de escolas indígenas conta com 38 unidades estaduais, pertencentes a 14 etnias, distribuídas em 16 municípios. Em 2018, essas escolas possuem 6.899 alunos matriculados, ofertando da educação infantil ao ensino médio regular e a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA).

A escola integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 5, localizada em Tianguá. A Crede é dirigida pelo professor Gerso Mendes Coelho de Morais. A rede estadual na região conta com 36 escolas, sendo 6 EEEPs, 2 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), 2 Escolas do Campo, 3 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 1 Indígena, 1 Quilombola e 21 de Ensino Médio Regular.

Serviço

Inauguração da Escola Indígena Francisco Gonçalves de Sousa
Hora: 9h
Data: 7.6.2018 (quinta-feira)
Local: Aldeia Gameleira – Sítio Carnaúba 2 – Zona Rural – São Benedito-CE.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação