Escola Aba Tapeba participa de evento da Unesco em Minas Gerais

128

A educação indígena de Caucaia está sendo destaque no XXV Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas à Unesco do Brasil, que ocorre até esta sexta-feira (13/9) em Ouro Preto (MG). A Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Aba Tapeba é a única escola pública cearense – bem como a única escola municipal do Brasil – a fazer parte do evento.

Para a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andrea Herculano, “é muito gratificante ter uma escola indígena de Caucaia representando projetos com potencial transformador e contribuem para a conscientização da necessidade urgente de se preservar a nossa cultura nativa, especialmente no ano internacional das línguas indígenas.”

No Congresso, os alunos apresentaram a participantes de todo o Brasil uma música em tupi, como resgate da língua materna, e um vídeo com costumes e rituais como o toré, demonstrando o trabalho realizado na educação de Caucaia para preservar a cultura dos povos nativos, que em Caucaia são representados pelas etnias Tapeba e Anacé.

A secretária municipal de Educação, professora Camila Bezerra, destaca que a educação indígena no município é especialmente eficaz porque consegue “aliar os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular a uma proposta específica na qual inserimos saberes presentes na comunidade através de uma pedagogia de projetos cujo planejamento é elaborado de acordo com a realidade, modo de vida, tradições e crenças dessas comunidades.”

Nas sete unidades escolares indígenas de Caucaia, os povos tradicionais têm seus conhecimentos reconhecidos, reforçados e valorizados. Segundo Thiago Anacé, técnico do Núcleo de Educação Indígena da SME, “Caucaia tem se destacado na articulação, diálogo e sensibilidade, no respeito e valorização desses povos e dessas pedagogias. É uma atitude inovadora e louvável dentre as politicas educacionais do município.”

EDUCAÇÃO INDÍGENA
Caucaia concentra 30% de todos os índios do Ceará. Atualmente, a rede municipal de ensino de Caucaia conta com cerca de 1.600 alunos divididos em 88 turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, em sete unidades escolares. Ao todo, são 126 professores e 11 gestores.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom