Ensino de Caucaia; 130 toneladas de merenda escolar são distribuídas para volta às aulas.

62

Todas as 187 unidades da rede municipal de ensino de Caucaia já estão com merenda garantida para o início do ano letivo na próxima sexta-feira (8/2). Cinquenta toneladas de frutas, verduras e legumes e outras 80 toneladas dos mais diversos gêneros alimentícios, tais como leite, mingau, arroz, feijão, macarrão, carne, ovos, dentro outros já foram distribuídos.

O cardápio foi definido por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SME) considerando os diferentes públicos atendidos pela rede. A SME também trabalha no sentido de valorizar a agricultura familiar com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), beneficiando os mais de 55 mil alunos das escolas públicas municipais com alimentação mais saudável.

Todos os produtos hotifruti são adquiridos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável de Caucaia. A ideia é incentivar gêneros alimentícios diversificados produzidos em âmbito local e preferencialmente por empreendedores familiares rurais, priorizando comunidades tradicionais indígenas e remanescentes de quilombos.

A escolha dos cardápios também visa garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, respeitando as diferenças entre as faixas etárias e condições de saúde dos estudantes que necessitem de atenção específica e daqueles que se encontra em vulnerabilidade social.

“Todo esse cuidado em incluir a educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem contribui para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, e o rendimento escolar”, afirma a secretária municipal de Educação, pedagoga Camila Bezerra.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom