Enquanto Nordeste vivencia grave desastre ambiental, Governo Federal se mostra apático e omisso, denuncia Cida Ramos.

1008

A deputada estadual Cida Ramos (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa (ALPB), nesta terça-feira (29/10), para repercutir a grave crise ambiental que o Nordeste vivencia, advinda dos avanços de resíduos de petróleo nas praias da região, e em especial, na Paraíba. A parlamentar também citou a realização de uma reunião da Frente Parlamentar Ambientalista, que esteve presente,  presidida pela deputada estadual Estela Bezerra (PSB) e que contou com a presença de representantes de ONGs, Ministério Público Federal, Universidade Federal, Defesa Civil, OAB, entre outras instituições.

A parlamentar salientou que a omissão do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Ricardo Salles refletem uma ação descoordenada e irresponsável do Governo Federal. “Esse desastre terá repercussão por longos anos no litoral nordestino. Também é muito triste perceber que enquanto milhares de pessoas, em um esforço conjunto, tentam limpar as nossas praias, muitas vezes ignorando o perigo que o contato com essas substâncias podem trazer, Bolsonaro e sua equipe tratam com desdém os danos ambientais, econômicos e sociais decorrentes dessa grave poluição”, pontuou.

Cida Ramos reforçou que a Frente Parlamentar Ambientalista vai realizar um monitoramento nas praias do litoral paraibano. “Esse importante instrumento possibilitará a população uma informação mais transparente sobre os impactos desse desastre, buscando ações mais concretas para que esse óleo não atinja de forma tão grave as nossas praias, como vem atingindo diariamente os estados vizinhos. A Paraíba precisa se preparar e a ação do legislativo é fundamental nesse momento, fomentando importantes discussões sobre as causas e consequências do avanço do petróleo no mar. O Governo do Estado cumpre com seu papel, ao montar um plano de emergência, já que o Plano Nacional não tem surtido efeitos concretos”, assegurou.

Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo têm aparecido em praias do Nordeste. Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), divulgado nesta segunda-feira (28), o óleo já atingiu 254 localidades. No total, o Ibama afirma que 92 municípios foram afetados em todos os 9 estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Autor: Da redação com ascom/Foto:ascom/ Felipe Brasil / Fotos Públicas)